A importância do Isolamento Social no combate ao Coronavírus (Covid-19)

A pandemia causada pela COVID-19 acometeu o mundo todo, o que mudou extremamente a convivência coletiva no dia-dia. Com isso, estão sendo tomadas medidas para promover o isolamento social a fim de evitar a propagação da doença.

Por isso, além das medidas individuais de higienização, como passar álcool gel e lavar as mãos, o isolamento é extremamente importante para o controle epidemiológico da pandemia. Em um estudo publicado na revista científica The Lancet no início de abril, pesquisadores da Universidade de Hong Kong avaliaram a eficácia de medidas restritivas implementadas desde 23 de janeiro de 2020 em quatro cidades e 10 províncias na China. Eles concluíram que essas medidas foram responsáveis por diminuir substancialmente a taxa de infecção não somente por casos importados, mas também por contaminação local.

Na última terça-feira (23), completaram dois meses da confirmação do primeiro caso no município. Apesar da disseminação da doença, o desrespeito ao isolamento e o descumprimento das medidas de higienização individual, foi ocasionado um aumento significativo do número de casos confirmados. De acordo com os dados divulgados no último boletim da Secretaria do Estado da Saúde (Sesa), foram registrados 307 casos confirmados, com um percentual de 3,58% de letalidade.

Alguns distritos como Santa Maria registraram redução dos casos confirmados, devido ao cumprimento correto do Isolamento Social.

Nesse momento, as ações coletivas são ainda mais importantes. É através do isolamento social que as autoridades de saúde poderão conter a circulação do vírus e tratar os pacientes de forma efetiva, evitando novos contágios.

A Prefeitura Municipal de Marechal Floriano juntamente com a Secretaria de Saúde (Semus), reitera que a principal arma para que possamos quebrar a cadeia de transmissão é a colaboração de cada um, ficando em casa, em uma época em que a doença se prolifera em ambientes com aglomerações, para seguirmos no combate à Covid-19.

(Texto: Tricia de Andrade e Kamila Friedrich- Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Marechal Floriano-com informações da SESA/ arte: Elabore)