Ação educativa sobre a Semana da Amamentação

Na tarde da última terça-feira (13), foi realizado na UBS Cézar Vello Pupin o “Chá das 16 horas” para as gestantes, puérperas e lactantes, para comemoração da semana de amamentação. A pediatra Dra. Pamela Deutz Neves Trarbach realizou uma palestra abordando sobre a importância do aleitamento materno.

palestra

O aleitamento materno é a mais sábia estratégia natural de vínculo, afeto, proteção e nutrição para a criança e constitui a mais sensível, econômica e eficaz intervenção para redução da morbimortalidade infantil. Amamentar é muito mais do que nutrir a criança. É um processo que envolve interação profunda entre mãe e filho, com repercussões no estado nutricional da criança, em sua habilidade de se defender de infecções, em sua fisiologia e no seu desenvolvimento cognitivo e emocional, além de ter implicações na saúde física e psíquica da mãe.

O evento foi promovido pela Estratégia Saúde da Família na sede urbana, rural e Santa Rita.

“A amamentação é o alimento principal e essencial, na medida do possível deve ser exclusivo do sexto mês até os dois anos, amamentar é muito mais que nutrir” – ressaltou a Dra. Pamela Deutz Neves Trarbach.

“Amamentar é um ato de amor, as crianças que são amamentadas tem um padrão ouro de saúde, tornam-se pessoas mais seguras e ficam menos doentes” – destacou a Dra. Glaucia Maria Coelho Gomes.

Compartilhar