Apresentação do Plano de Ação de uma nova atividade de Vigilância em Saúde Ambiental

Na manhã desta sexta-feira (30), aconteceu no auditório da Secretaria de Educação e Esportes a apresentação do Plano de Ação de uma nova atividade de Vigilância em Saúde Ambiental chamada Vigilância em Saúde das Populações Expostas a Agrotóxicos (VSPEA).

Segundo o Ministério da Saúde, a Vigilância de agrotóxicos realiza “ações de saúde integradas, compreendendo a promoção à saúde, a vigilância, a prevenção e o controle dos agravos e das doenças decorrentes da intoxicação exógena por agrotóxicos.”

A necessidade de implantação dessa nova atividade acontece em resposta ao uso crescente de agrotóxicos no Brasil e casos de intoxicação em trabalhadores e população exposta ou potencialmente exposta aos defensivos agrícolas no território onde vivem.

Marechal Floriano foi eleito pela Secretaria de Estado da Saúde, juntamente com outros seis municípios do Espírito Santo – Domingos Martins, Santa Teresa, Santa Maria de Jetibá, Venda Nova do Imigrante, Itaguaçu e Ibatiba –, para iniciar as ações relativas ao VSPEA.

Sendo um trabalho de grandes proporções e que envolve diferentes atores de órgãos públicos, empresas privadas e da população em geral, a Vigilância de agrotóxicos ainda está em fase de construção e prevê a instituição de Grupo Técnico que irá coordenar as atividades e os processos de trabalho em suas diferentes etapas de elaboração.

A implantação da VSPEA é uma boa notícia para o município, porque representa uma nova maneira de promover a qualidade de vida dos nossos munícipes.

Compartilhar