“Arroz de Marechal” e cervejas artesanais são destaques na Italemanha 2017

O XVII Festival Ítalo-Germânico – Italemanha 2017 – está se aproximando, e o município de Marechal Floriano já se prepara para celebrar as duas culturas que estão mais presentes na região.

Nos dias 27, 28 e 29 de outubro, quem visitar o Pavilhão da Italemanha pode degustar a deliciosa culinária ítalo-germânica, com destaque para saboroso “Arroz de Marechal”, que é tradicional no município. Para acompanhar esse prato, três cervejarias artesanais da região prometem servir cervejas especiais.

A Secretaria de Cultura e Turismo de Marechal Floriano informa, ainda, que haverá uma excelente estrutura montada para a praça de alimentação, com restaurante que servirá as comidas alemãs e italianas. Ainda haverá 11 estandes, sob responsabilidade de instituições e associações do município, que comercializarão tortas doces e salgadas, além de bebidas.

As atrações nacionais do festival são o cantor Michel Teló (no ar, na TV Globo, com o programa The Voice Brasil), a banda The Fevers, a banda Sambô e o show infantil Mundo Bita.


   Na sexta-feira, dia 27, às 19 horas, tem cortejo pelas ruas da sede, convidando para a abertura da Italemanha. Às 20 horas, tem apresentação dos Corais São José (de Santa Maria de Marechal), Sant’Ana (da Sede), Più Bello (de Araguaya) e Victor Hugo (de Victor Hugo), sob regência do maestro Max Carvalho. A canção principal será o Hino da Italemanha, com letra de Marcos Bittencourt e arranjo de Max Carvalho.

Às 20h30, será realizada a abertura oficial da Italemanha. Os grupos de dança se apresentam no tablado, às 21h30. A Banda The Fevers sobe ao palco 1 às 22 horas. No palco 2, às 23 horas, tem apresentação da Banda Os Germanos. À 1 hora, a Banda Sambô encerra o primeiro dia da festa.


No sábado (28), a partir das 11 horas, almoço com comidas típicas alemãs e italianas. Às 13 horas, Torneio de Solo. Às 15 horas, Torneio de Cinquilho. Às 17 horas, tem apresentação dos grupos de dança, no tablado. Ernesto Mathias Klein anima a galera a partir das 18 horas, no palco 2. A Banda Os Germanos também se apresenta no palco 2, às 20 horas. Às 21h30, tem apresentação cultural no tablado. Às 22 horas, show com a Banda Brasitália.

No Palco 1, a atração mais aguardada da noite. O cantor Michel Teló se apresenta a partir das 23h55. Quem finaliza a noite de sábado é Marcelo Ramazotti e Banda, no palco 02, à 1h30.


O domingo (29) começa às 8h30, com a largada da VI Corrida Três e Seis Milhas Cidade das Orquídeas. Às 11 horas, almoço típico ao som o Trio Estrada, no palco 2. A partir das 13h30, os grupos de dança se apresentam no tablado. Às 14 horas, tem show com Carlos Magno, no palco 2.

Às 15 horas, sorteio de dois veículos Fiat Mobi 0 KM e uma Moto Honda CG Fan 125cc, em benefício à Comunidade Católica de São Cristóvão, à Associação Pestalozzi Renascer e à Associação Apollo XIII. Outra atração nacional promete encantar a criançada. O show Mundo Bita faz a alegria dos baixinhos, no palco 1, às 17 horas.

No palco 2, Léo Santos e Banda às 18 horas. Às 19 horas, Eden Show, no palco 1. A Banda Badallação sobe ao palco 2 às 20 horas. Às 21 horas, a Banda Evidence é a última atração a se apresentar. Com um repertório variado e muitas performances no palco, a banda fecha com chave de ouro a Italemanha 2017.


No dia 20 de outubro (sexta-feira), a partir das 20 horas, acontece a eleição das Rainhas e Princesas da Italemanha 2017. O desfile será realizado, em frente à Estação.

A secretária Maria Goretti Gerardt ressalta que a Italemanha tem uma grande importância para o município. “Serão três dias de muita música, dança, comidas típicas, vinho e chope gelado para celebrar as duas culturas mais presentes no nosso município.”

(Texto e fotos: Ana Paula Mill – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marechal Floriano)

Compartilhar