Atualização sobre casos de dengue no Espírito Santo e Marechal Floriano

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou dados atualizados sobre a situação dos casos de Dengue no Estado em seu boletim epidemiológico nº 11. As informações   foram atualizadas pela última vez em 24/03 e abrangem o período entre 01/01/23 até 18/03/23.

55.425 é o total de casos notificados de dengue em todo o território espírito santense, com incidência de 1.379,19 casos por 100 mil habitantes. Até o momento já foram confirmados 16 óbitos por dengue.

Em relação a Marechal Floriano, de 01 de janeiro até a manhã da última quarta-feira (29/03), foram notificados 56 casos da doença. Desse total, 15 casos foram confirmados, 24 descartados para dengue e os demais seguem em investigação.

UNA-SE A NÓS NO COMBATE A DENGUE E DEMAIS ARBOVIROSES

O melhor método para o controle do mosquito Aedes aegypti é a eliminação ou remanejamento dos criadouros do inseto espalhados por diversos ambientes, desde residências a pontos comerciais. Quando essa medida de controle mecânico é insuficiente, então os Agentes de Endemias utilizam o tratamento químico como recurso de controle adicional.

Para o combate às larvas do mosquito, os agentes utilizam o larvicida biológico Espinosade, derivado da fermentação biológica da bactéria Saccharopolyspora spinosa e que atua no sistema nervoso do inseto quando este tem contato ou ingere o produto causando paralisia e morte. Cada tablete do produto pode tratar até 200 litros de água, com ação residual de 60 dias, e só é usado em criadouros que não podem ser eliminados ou movidos, para evitar que se crie resistência no inseto contra a ação do produto, como ocorre no tratamento químico.

Existem outras opções de inseticidas fornecidas pelo Ministério da Saúde/Sesa. No entanto, não há estoque suficiente para todos os municípios do estado e alguns modelos, como o Cielo, possuem restrições ambientais devido sua aplicação afetar insetos polinizadores importantes como as abelhas.

Por isso, todos devem estar unidos no combate ao mosquito. Mantenha-se vigilante em sua residência ou ponto comercial para assegurar que não exista local ou recipiente com água parada. Caso encontre, elimine imediatamente o que for possível ou lave e guarde o que não precisa ser descartado.

Também não acumule materiais sem serventia, que possam servir de abrigo para animais sinantrópicos, ou deixe ração ou restos de comida para servir de fonte de alimento, pois na época de calor, também podem ser um risco à saúde.

Fique atento! Se aparecerem os sintomas das arboviroses, procure o serviço de saúde mais próximo de sua casa.

Revisão de texto: Ascom- Prefeitura Municipal de Marechal Floriano | Arte: Elabore