Aulas são retomadas nas escolas da rede municipal de Marechal Floriano

As atividades presenciais nas escolas públicas municipais da EMEF Victor Hugo e EMEF Professor Nicolau Krohling foram retomadas na manhã desta quinta-feira (4).

O modelo de ensino esta sendo ofertado presencial/híbrido (com revezamento de alunos) para os alunos de 6° ao 9° ano, sendo a presença facultativa, conforme termo assinado pela família no ato das matrículas/rematrículas. Os alunos de creche, pré-escola e de 1° ao 5° ano retornaram remotamente, através das Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs).

As aulas presenciais estão autorizadas, pois o município se mantém em risco baixo para a transmissão do Coronavírus, segundo o Mapa de Risco do Governo do Estado, que é atualizado semanalmente.

Todos os protocolos preconizados pelo Ministério da Saúde estão sendo seguidos, como a higienização das mãos com álcool 70%, uso correto de máscaras de proteção facial e distanciamento entre alunos.

No fim do ano passado, a Secretaria Municipal de Saúde capacitou todos os profissionais de educação sobre as medidas de contenção do Coronavírus (Covid-19). Além disso, os profissionais foram testados.

“A escola em si está preparada. Os estudantes estão na expectativa desse novo formato de ensino. Estou muito feliz”, disse o Professor José Renato Raimundo.

“Estamos preparados, seguros e felizes, seguindo todos os protocolos. A nossa grande preocupação sempre foi um ensino de qualidade, nós conseguimos ofertá-lo mesmo de forma remota”, frisou a pedagoga Adriana Avanci Gomes.

“Estamos seguindo rigorosamente o Plano Estratégico de Prevenção e Controle, certificando a segurança dos alunos e funcionários. Eu me sinto segura com o retorno dos alunos e profissionais. Sinto-me feliz, e mantemos a esperança de que tudo seguirá e será melhor para todos”, salientou emocionada a diretora Lucienis Maria da Conceição Stein.

“Nossa expectativa é que aos poucos as aulas presenciais sejam retomadas para todos os estudantes. Como protocolo de segurança, os professores foram testados e as escolas estão seguindo à risca as medidas sanitárias. Os profissionais das escolas também foram capacitados e estão preparados para receber os alunos”, afirmou a Secretária de Educação Edia Klippel Littig.

“Temos uma boa expectativa. Todos os profissionais estão capacitados, sendo assim creio que teremos um bom e próspero ano letivo, com ótimo desempenho dos alunos e educadores”, enfatizou o prefeito João Carlos Lorenzoni.

(Texto e fotos: Tricia de Andrade e Kamila Friedrich – Assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal de Marechal Floriano)