Caminhada marca o Dia de Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes (VÍDEO)

Uma bonita caminhada, com a participação de alunos de seis escolas de Marechal Floriano, lembrou o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A caminhada aconteceu na manhã desta quinta-feira (17).

A saída foi em frente à Associação Pestalozzi, às 8 horas. O grupo seguiu pelas principais ruas de Marechal, com chegada em frente à Estação. Lá, foi realizado um ato de conscientização, com o Hino 18 de Maio, além de uma pequena palestra com psicólogo Wendel Faller Uhl.

“As bases de apoio de uma criança são a sua família, a sua escola e o meio social em que convive. Então, neste 18 de maio, Dia Nacional de Combate à Violência, Abuso e Exploração Sexual, devemos iniciar a conscientização dentro de nossas casas, como pais e família. Também é preciso levar o tema aos educadores, cobrando para que a sociedade não feche os olhos para essa violência tão cruel, que deixa marcas tão profundas”, destacou a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Simone Lemke Cancellieri.

Ela lembra, ainda, que a data de 18 de maio precisa ser amplamente discutida, pois os atos de violência dessa natureza geram efeitos devastadores por toda a vida da pessoa.

Prestigiaram a ação a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (Semas), Adriana Correia de Souza, o presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Marechal Floriano (Comcamf), Euclides Antônio Grazieri, o vereador Felipe Delpupo e a coordenadora do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), Ligia Moreira de Souza Anastácio.

A caminhada foi linda e muito marcante. Dezenas de crianças e adolescentes participaram desse ato de prevenção e combate ao abuso sexual. Todos estavam muito ativos durante o percurso, que contou com o apoio da Polícia Militar.

As escolas participantes foram: Elisiário Ferreira Filho, Mauro José Christo, Emílio Oscar Hülle, Sítio Rupf, Centro Educacional Integração e Associação Pestalozzi. A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos agradece, também, às escolas que não puderam participar da caminhada, mas que estão trabalhando o tema durante as aulas.

Durante a breve palestra, o psicólogo Wendel Uhl fez alguns alertas: “Cuidado com o nosso corpo e com o que vamos compartilhar. Fique atento a adultos que pedem ajuda a crianças, porque adulto tem que pedir ajuda a adulto. Parte íntima não se mostra para ninguém. Desconfie de tudo aquilo que ameaça corpo. Preste atenção, pois 60% dos casos acontecem em casa com pais ou padrastos”, destacou.

Em Marechal Floriano, a secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, em parceria com o Conselho Tutelar, está sempre à disposição para atender e receber denúncias, assim como via telefone, com ligações feitas para o Disque 100.

Em todo o Brasil, no mês de maio, acontecem centenas de ações e campanhas voltadas ao tema do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes. Devido à morte da menina Araceli Cabrera Crespo, em 18 de maio de 1973, no Espírito Santo, a data passou a ser um lembrete para que a sociedade fique atenta às questões de violência na infância. Por isso, a partir do ano 2000, 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração sexual de Crianças e Adolescentes.

(Texto: Ana Paula Mill e Tricia de Andrade, com informações da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos / Fotos: Elabore e Tricia de Andrade – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marechal Floriano)