COMUNIDADE DE ARAGUAIA REPRESENTA O MUNICÍPIO EM HOMENAGEM AO DIA ESTADUAL DO IMIGRANTE ITALIANO

Em evento de gala, na noite de quinta-feira, (21) o Palácio Anchieta, sede do Executivo Estadual, foi palco de uma grande homenagem à comunidade italiana no Espírito Santo. O evento lotou o salão São Tiago e teve as presenças do governador Renato Casagrande e de sua mãe, dona Ana da primeira dama, Maria Virgínia e da vice-governadora Jacqueline Moraes.

Ggrupo de danças italiano Piccinini Del monte

A noite teve muita música, comida e danças típicas. A comunidade de Araguaia estava representando a cultura italiana do município,  com o grupo de danças italiano Piccinini Del monte e representantes da comunidade italiana,  que estavam vestidos de trajes típicos, esteve presente a senhora Leonor Prest com 109 anos que recebeu o carinho do governador e do ex-combatente Ivo Canal que representou os “pracinhas” de Marechal Floriano.

A Secretaria de Cultura e Turismo apoiou a comunidade italiana no translado para participar dessa homenagem ao Imigrante Italiano. Participaram do evento o presidente da Associação de Moradores de Araguaia Senhor Ademir Dadalto e o vereador Cezar Tadeu Ronchi Junior.

A migração de italianos começou em 1850, quando o Brasil deu os primeiros passos para abolir a escravidão e incentivou a vinda de europeus e asiáticos para suprir a necessidade de mão de obra. Foi em 21 de fevereiro de 1874 que o navio da expedição de Pietro Tabacchi aportou no Espírito Santo. A data ficou marcada como o início da migração em massa dos italianos para o país.

Renato Casagrande destacou a importância da comunidade italiana no Estado: “Os primeiros imigrantes vieram fugindo da guerra, da fome e buscando dias melhores. Chegaram a um Estado buscando desenvolvimento. Por isso temos que valorizar os nossos antepassados. Assim como também foi com os negros que deixaram seus lares para vir ao Espírito Santo”, afirmou.

O evento também homenageou os capixabas ex-combatentes da Segunda Guerra Mundial, os “pracinhas” enviados à Itália para lutar contra o nazismo. A vitória dos brasileiros na tomada de Monte Castello contra o exército alemão teve seu desfecho em 21 de fevereiro de 1945.

O evento contou ainda com uma emocionante homenagem à memória do ex-governador e ex-senador Gerson Camata. Ele foi o autor da lei que estabeleceu o dia 21 de fevereiro como o Dia Nacional do Imigrante Italiano. Bastante emocionada, a  viúva do ex-governador, Rita Camata agradeceu a homenagem e de todas as manifestações de carinho que a família recebeu desde a morte do ex-governador.

Entre as notáveis personalidades presentes no evento, estavam os secretários de Planejamento, Álvaro Duboc; de Cultura, Fabrício Noronha; de Desenvolvimento, Heber Resende; e da Fazenda, Rogelio Pegoretti; além do diretor geral do Arquivo Público, Cilmar Cesconetto Francischetto.

(Texto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marechal Floriano | Assessoria de Comunicação do Governo | Fotos: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marechal Floriano)