Conselho de Cultura de Marechal Floriano se reúne para eleição de presidente e aprovação do Tombamento do prédio da Antiga Estação Ferroviária

Na noite de quarta (29), foi realizada no auditório da Secretaria de Educação e Esportes a reunião ordinária do Conselho Municipal de Cultura de Marechal Floriano para eleição do presidente, vice-presidente e secretária. A gestão será de dois anos.

Foram eleitos: como presidente Andrezza Costa Mill Borgo, vice, Rogéria Guimarães Schneider e secretária, Sonia Mara Veloso Werneck. Maria Goretti Pereira Pinto Gerardt presidente interina do Conselho, foi quem empossou os eleitos e desejou sucesso na nova gestão.

Na mesma ocasião, em reunião extraordinária foi votado a aprovação do Tombamento do Antigo prédio da Estação Ferroviária, onde hoje é o Museu da Imigração, como “Patrimônio Histórico Cultural Municipal”.

“Não foi fácil a caminhada até aqui, mas está sendo possível, é uma honra poder estar à frente deste projeto. Agradeço a confiança do prefeito João Carlos Lorenzoni e da secretária Maria Goretti Pereira Pinto Gerardt, por me permitirem fazer deste prédio, um Patrimônio Histórico Cultural Municipal”, salientou a diretora do Museu Sonia Mara Veloso Werneck.

Saiba mais:
A palavra tombamento, tem origem portuguesa e significa fazer um registro do patrimônio de alguém em livros específicos num órgão de Estado que cumpre tal função. Ou seja, utilizamos a palavra no sentido de registrar algo que é de valor para uma comunidade protegendo-o por meio de legislação específica.

Atualmente, o tombamento é um ato administrativo realizado pelo poder público (SEEC/CPC) com o objetivo de preservar, através da aplicação da lei, bens de valor histórico, cultural, arquitetônico e ambiental para a população, impedindo que venham a ser destruídos ou descaracterizados.

(Texto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Marechal Floriano-fotos: Elabore)