Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo acontece em 30 de novembro

A partir desta segunda-feira (18) se iniciou a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, até o dia 30 de novembro. Nesta fase será realizada a imunização, de forma seletiva, de jovens adultos entre 20 e 29 anos não vacinados ou com a caderneta de vacinação incompleta. O dia D de mobilização acontece em 30 de novembro.

O Ministério da Saúde, priorizou este grupo devido ao número de casos confirmados nessa faixa etária ser expressivo, ao longo do ano de 2019. Nos últimos 90 dias, foram registrados 5.652 casos confirmados de sarampo no Brasil, sendo 1.729 (30,6%) referentes a adultos de 20 a 29 anos. Dos 14 óbitos no país devido à doença, 21,4% (três óbitos) são nessa faixa de idade.

É importante ressaltar que tanto a vacina tríplice viral como a tetravalente (que evita também a catapora) são administradas na rede pública o ano inteiro em brasileiros de até 49 anos que cumprem certos requisitos, dentro ou fora de surtos. Siga as orientações do Calendário Nacional de Vacinação para proteger você e sua família desde cedo.

(Texto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marechal Floriano)

Compartilhar