Dia D – Dezembro Laranja e Vermelho – na UBS de Victor Hugo

Nesta quarta-feira, dia 26, a equipe da Unidade Básica de Saúde de Victor Hugo realizou o Dia D das campanhas Dezembro Laranja (câncer de pele) e Dezembro Vermelho (Aids). A ação aconteceu das 10 horas às 15 horas.

Foram realizadas duas palestras. A primeira foi sobre a “Aids – Prevenção e Cuidados”. O segundo tema foi sobre o “Câncer de Pele – Prevenção e Cuidados”. Cerca de 35 pessoas estavam presentes na ação. Todas receberam bonés e participaram de sorteios de brindes. Também foi servido um delicioso lanche.

Foram oferecidos testes rápidos, exames físicos da pele e orientações como o uso do boné, filtro solar nas partes expostas, evitar tomar sol entre 10 horas e 16 horas, entre outros cuidados.

Também foi feito um trabalho de incentivo à prevenção e ao diagnóstico precoce do Câncer de Pele. Os participantes aprenderam a regra do ABCD do Câncer de Pele, que é uma orientação muito importante para facilitar a percepção das alterações em manchas e pintas.

O ABCD é uma avaliação de quatro características distintas:

A – Assimetria: Observar se o formato das pintas e manchas é irregular.

B – Bordas: Tem relação com as bordas ou contornos irregulares nas lesões.

C – Coloração: Verificar se a lesão tem coloração variada, com diferentes tonalidades de cores.

D – Diâmetro: Ver se o diâmetro da lesão é maior que seis milímetros.

A Secretaria de Saúde de Marechal Floriano alerta que o diagnóstico precoce é de fundamental importância para o tratamento do Câncer de Pele. A prevenção é a melhor maneira de evitar novos casos da doença.

A secretaria ressalta que, além de prestar atenção em qualquer sinal diferente na pele, a prevenção deve ser realizada o ano inteiro, e não somente no verão, como muitas pessoas pensam. Vale lembrar que a radiação solar está sempre presente, mesmo em dias nublados. Por isso, é recomendado o uso do protetor solar, o uso de roupas que exponham o menos possível a pele, chapéu, óculos escuros e evitar se expor ao sol nos horários de maior incidência de radiação solar.

(Texto: Ana Paula Mill – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marechal Floriano, com informações e fotos da Secretaria Municipal de Saúde)