Dia D Nacional de Vacinação Animal contra a Raiva 2022

No próximo sábado, dia 03 de setembro, vai acontecer o “DIA D” Nacional de Vacinação Animal contra a Raiva, você que possui cão ou gato que ainda não foi vacinado poderá levar seu amiguinho até o Posto de Vacinação mais próximo de sua casa.

O vírus da raiva pode ser transmitido aos humanos através da mordida, lambedura ou arranhadura do animal infectado. A melhor maneira de prevenir a doença é realizando a imunização do bichinho, que é fornecida gratuitamente pela Prefeitura.

No próximo sábado, a vacinação acontecerá simultaneamente nas localidades do interior e na Sede do município, conforme abaixo:

Localidade Horário da vacinação Posto de Vacinação
Victor Hugo 08h às 15h Pátio ao lado da Igreja Católica de Victor Hugo
Santa Maria 08h às 15h Em frente à Unidade de Saúde
Araguaia 08h às 15h Em frente à Unidade de Saúde
Soído de Baixo 08h às 15h Em frente à Unidade de Saúde
Rio Fundo 08h às 15h Em frente à Unidade de Saúde
Bom Jesus 08h às 15h Em frente à Unidade de Saúde
Centro, Vila das Orquídeas e Batatal 07h às 16h Em frente à Unidade de Saúde Dr Cesar Vello Puppin
Santa Rita 07h às 16h Em frente à Unidade de Saúde

CRONOGRAMA DE VACINAÇÃO ANIMAL 2022

 

  • Sábado, 10/09 – 07h às 16h: Alto Marechal, Loteamento Jerônimo, Caracol, Maanaim e Ponto Frio/BR-262, Apollo, Show Halls, Nossa Senhora da Penha e Zé Maria.

A Vigilância Ambiental reforça que as equipes de vacinação passarão nas casas apenas uma vez nessas localidades, conforme o horário indicado. É muito importante que você tutor auxilie a equipe durante a vacinação, segurando o seu amiguinho. Se possível, mantenha o animal com focinheira.

TIRE SUAS DÚVIDAS

1) Quais animais serão vacinados na Campanha Antirrábica 2022?

Cães e gatos acima de 03 meses de vida. Animais doentes ou em uso de algum medicamento, não poderão ser vacinados. Fêmeas em lactação ou gestação poderão ou não ser vacinadas, ficando a decisão a critério do tutor do animal.

Animais que receberam a vacina a menos de um ano desde a última Campanha, não precisam ser vacinados.

2) Qual documento devo apresentar no momento da vacina?

Apenas a Carteira de Vacina do animal. Caso, não tenha, solicite uma nova à equipe de vacinação.

3) Como se preparar para receber a equipe na data marcada para a vacina?

Primeiramente, anote na agenda a data em que a equipe passará em sua localidade. Se o animal é mantido solto no quintal, prenda-o no dia anterior ao sábado no qual a equipe passará em sua região.

4) Qual cuidado devo ter na hora da vacina?

Para a segurança de todos, é importante que o tutor do animal o mantenha preso, se possível com focinheira, e evitando movimentos bruscos.

5) Como posso ajudar na prevenção da transmissão da raiva entre animais e humanos?

Evite deixar o animal circular sozinho em vias públicas ou em situação que possa sair do quintal e consiga morder a quem passar próximo da residência ou andando de moto, por exemplo. Informe, aos serviços de saúde, se houver a presença de morcegos próximos às residências em sua região.

6) Quais são os sintomas de raiva nos animais?

Segundo o Ministério da Saúde, animais suspeitos de infecção pelo vírus da raiva podem apresentar, principalmente, dificuldade para engolir, salivação abundante, mudança de comportamento, mudança de hábitos alimentares e paralisia das patas traseiras.

7) Somente cães e gatos podem transmitir a raiva?

Não. Os principais transmissores da raiva no ambiente urbano, são os cães e gatos. Mas, eles não são os únicos. No ambiente silvestre, a raiva também pode ser transmitida por diferentes animais, como macacos e morcegos, por exemplo. Por isso, evite contato com esses e outros animais, para a sua segurança. 

8) O que fazer se for agredido ou encontrar um animal suspeito?

Lave o local do ferimento com água e sabão e procure rapidamente o serviço de saúde mais próximo de você. Mantenha o animal em observação por 10 dias, a fim de perceber qualquer mudança de comportamento do animal. Caso tenha, avise ao serviço de saúde mais próximo.

Revisão de texto: Assessoria de Comunicação da PMMF | Arte: Elabore

Compartilhar