Dia Mundial Sem Tabaco tem ação em Marechal Floriano

Nessa última sexta-feira (31), a Secretaria Municipal de Saúde realizou uma campanha visando o combate ao tabagismo. Quem passou pela Praça José Henrique Pereira, no centro de Marechal Floriano, pode notar uma movimentação diferente. A ação contou com o depoimento de ex-fumantes. A população em geral também teve a oportunidade de aferir a pressão e fazer exame de glicemia ali mesmo.

Isso tudo para chamar a atenção para o tratamento contra o tabagismo, que é oferecido gratuitamente pela Rede Municipal de Saúde. O método compreende quatro sessões, sendo uma por semana, medicamentos e manutenção após o término.

O cigarro aumenta o risco de doenças no pulmão e no coração, além de outros prejuízos à saúde.  Em sua mensagem o secretário de saúde Fernando de Mello, ressaltou que cuidar da saúde é muito importante, até quem convive com fumantes é um fumante passivo, com um percentual de 60% de intoxicação. O secretário ainda enfatiza que a Secretaria Municipal de Saúde está de braços abertos para receber as pessoas que buscam o tratamento.

A iniciativa começou pela sede, mas já se estende para todas as unidades de saúde do município.

Para 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS), definiu o tema “Tabaco e saúde pulmonar” para ser trabalhado internacionalmente no Dia Mundial sem Tabaco para aumentar a conscientização sobre:

– O impacto negativo que o uso do tabaco e a exposição ao fumo passivo exercem sobre a saúde pulmonar, do câncer de pulmão às doenças respiratórias crônicas como asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (que inclui bronquite e efisema);

– O tabaco fumado, em qualquer uma de suas formas, é responsável por até 90% de todos os cânceres de pulmão.

-O papel fundamental que os pulmões desempenham na saúde e no bem-estar de todas as pessoas.

(Texto e fotos – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marechal Floriano/ www.inca.gov.br)