Em tempos de confinamento pelo Coronavírus é preciso ter cuidados extras em relação às diferentes características do cotidiano, alerta a Vigilância Ambiental de Marechal

Precisamos encarar a atual pandemia pelo Coronavírus (Covid-19), como uma oportunidade para reavaliar nossa vida e prioridades, porque pequenas atitudes fazem a diferença para garantir nossa saúde e de nossos familiares.

A Vigilância Ambiental preparou algumas dicas para ajudar você no enfrentamento do Coronavírus (Covid-19), tomando atitudes simples no dia a dia que fazem a diferença para garantir a qualidade de vida e prevenção de doenças, como a dengue.

Os cuidados no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, devem durar todo o ano, inclusive, em período de chuvas. A maior parte dos criadouros do mosquito é encontrado dentro das residências, e seus ovos podem resistir por aproximadamente dois anos em ambiente seco. Ou seja, se o local em que ele foi depositado (uma garrafa, um pratinho de vaso de planta) não for eliminado, o ovo ficará ali esperando uma oportunidade para eclodir, quando chover.

Organize-se para ter tempo de qualidade com sua família

-Reúna sua família para que vocês desfrutem de bons momentos juntos nesse período de quarentena. Revise suas prioridades, fortaleça o diálogo, o companheirismo e o amor;

-Promova e pratique bons hábitos de saúde e higiene.

-Assista a bons filmes, fortaleça atitudes que nos fazem mais humanos para que possamos ajudar aqueles que necessitarem do nosso apoio nesse período de atenção.

Cuidado com os animais sinantrópicos

Os animais sinantrópicos são todos os animais que se acostumaram a conviver com o ser humano por encontrarem, entre outras coisas, abrigo, alimento e água. Nesse grupo, encontram-se as baratas, formigas, mosquitos, como o Aedes aegypti, morcegos, moscas e escorpiões, por exemplo.

Para evitar a transmissão de doença por esses animais, recomendamos:

-Não acumule lixo no quintal. Pratique o descarte consciente do lixo, separando tudo o que for úmido do material seco

-Mantenha sua casa sempre limpa e arejada para evitar mofos e comprometer a imunidade.

-Evite água parada. O mosquito Aedes aegypti pode transmitir a Dengue, Zika e Chikungunya. Ele é tão perigoso como o coronavírus e todos nós podemos fazer nossa parte evitar sua circulação e infecção;

Os cuidados no combate ao novo Coronavírus (Covid-19)

O Ministério da Saúde recomenda que a população não participe de eventos com grandes aglomerações, evite deixar as crianças com pessoas idosas, lave as mãos com frequência ou então higienize com álcool em gel 70%, ao tossir e espirrar cubra o nariz e a boca, se estiver doente evite contato físico com outras pessoas e fique em casa até melhorar e mantenha os ambientes ventilados.

No caso de pessoas com sintomas característicos de gripes ou resfriados, a prevenção também deve ser feita, porém, com algumas particularidades quanto ao que deve ser feito.

Listamos abaixo algumas dicas para que você e sua família saibam como proceder se já estiverem doentes:

– Use máscaras de proteção em lugares públicos ou quando for conversar com alguém;

– Ao tossir ou espirrar, use lenços de papel e, em seguida, jogue-os no lixo ou cubra a boca e o nariz utilizando o braço;

– Evite cumprimentos com abraços, apertos de mão e beijos;

– Evite visitas a entes queridos caso esteja gripado.

(Texto: Tricia de Andrade e Kamila Friedrich – Assessoria de Comunicação de Marechal Floriano/ com informações da Vigilância Ambiental e SEMUS)

Compartilhar