Estação de Marechal Floriano comemora aniversário de 120 anos

A estação foi inaugurada dia 13 de maio de 1900, pelo presidente da província do Espírito Santo, José Marcelino Pessoa de Vasconcelos. A partir dessa data a vila do Braço sul, passou a ser conhecida como Estação de Marechal Floriano.

Estação de Marechal Floriano 1906. Foto do Ministro da Aviação Lauro Müller. Foto da Biblioteca Nacional – 1906

Devido a comemoração implementou-se o feriado de 13 de maio (Lei Municipal Nº 0054/93), que celebra a inauguração da estação, juntamente com a estrada de ferro.

São atribuições do Museu da Imigração: realizar projetos de pesquisa sobre a história da imigração no município de Marechal Floriano; criar acervo de fotos; colecionar e expor objetos, documentos e outros itens de valor histórico relacionados à imigração; coletar, ordenar integrar e preservar documentos e peças que possuam valor expressivo na formação histórica do Município de Marechal Floriano; utilizar do patrimônio cultural como recurso educacional, turístico e de inclusão social.

Com a declaração de pandemia da Organização Mundial da Saúde e as recomendações de Isolamento Social, as atividades do Museu da Imigração foram suspensas e este ano não haverá programação de comemoração do seu centésimo vigésimo aniversário.

“Entendemos o momento histórico para o nosso município que é o aniversário da Estação, estávamos preparando essa festa por meses, mas, acima de qualquer celebração, temos que nos atentar para a atual situação mundial e prezar pela saúde de todos.” Afirma a Secretária de Cultura e Turismo Maria Goretti Pereira Pinto Gerardt.

(Texto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Marechal Floriano-com informações SECTUR | Foto: Elabore)