Estudantes EMEF Elisiário Ferreira Filho realizam mostra cultural

Estudantes da EMEF Elisiário Ferreira Filho realizaram, no dia (17), a abertura da mostra cultural com o tema “Contos e Fábulas”. O objetivo do trabalho é destacar a importância das artes visuais e oportunizar que os alunos expressem o quanto as histórias e os contos podem levar para lugares distantes e imaginários. Ao mesmo tempo, transmitem ensinamentos para vida.

Amostra cultural, que envolve todos os alunos do Ensino Fundamental da rede pública municipal, cumpre uma das metas do Projeto Político-Pedagógico, realizado no 3º trimestre do ano letivo.

Esse é um momento onde a escola compartilha com toda a comunidade o artista que existe em cada criança. O conteúdo foi dividido por salas, e os professores estimularam os alunos com trabalhos baseados em contos e fábulas. O resultado encantador ficará exposto nos corredores da escola. E vale a pena visitar a exposição.

A abertura da mostra cultural teve três apresentações:

Alunos do 3º ano D, da professora Joelma – O musical Cio da Terra de Milton Nascimento, com duas roupagens: Solo e coral.

Alunos do 3º ano C, da professora Michelle – O musical Peixe Vivo de Milton Nascimento e declamação da poesia “O peixe Pixote”, reescrita pelos alunos.

Alunos do 4º ano C, da professora Cristiane – Desfile com Trajes Africanos e Bijuterias.

A programação da Mostra Cultural da EMEF Elisiário Ferreira Filho terá duração de oito dias, com várias apresentações e visitação dos trabalhos entre os dias 17 a 26 de outubro, na sede da escola.

A diretora da escola, Silvana Regina Ferreira afirma que é notório que as crianças estão cada vez melhores na evolução escolar. “O projeto motiva a escola, pais de alunos, professores e familiares dos professores como um todo”, assegura.

Ela informou, também, que recebeu este ano pontuação de 6,9 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), a maior pontuação do município. Silvana Ferreira falou de desafios e aconselhou as crianças. “É sempre um desafio unir os pais e a escola, possibilitando um grande ganho para as crianças. É importante que cada um de vocês aproveite as oportunidades que a escola tem dado para vocês”, ressaltou.

Dilson Buss Júnior, pai do estudante do 4º ano C, Jonatan Gonçalves Souza, disse que foi um trabalho bem aproveitado. “Meu filho se dedicou muito dentro e fora da sala de aula. Com o projeto da escola, vi o empenho dos professores e dos alunos para a realização dessa mostra cultural”, ressaltou.

Dirlene Roriz Pagio, mãe do estudante do 3º ano D, Rhuan Paulo, falou que o filho se dedicou muito para as atividades que foram passadas. “Vi uma ação mútua entre nós, pais, os avós e a escola”, explicou Dirlene.

“Os alunos, ao receberem o tema do projeto, começaram a compartilhar idéias, uns com os outros, e usar a criatividade para a criação do musical que irão apresentar”, comentou a professora Ruth Aparecida Pimentel Garcia.

“A escola fornece todo o material para a elaboração do projeto. Tivemos a colaboração e a ajuda dos pais dos alunos para a preparação dessa mostra cultural”, explicou a professora Michelle Littig.

A secretária municipal de Educação e Esportes, Edia Klippel Littig, e a técnica da secretaria Educação, Maria Arlete N. Morais Silva, também prestigiaram a mostra cultural e as apresentações feitas pelos alunos durante a abertura do evento.

(Texto: Ana Paula Mill e Cícero Modolo – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marechal Floriano / Fotos: Cícero Modolo)