Marechal Floriano faz parcerias e oferece cursos gratuitos para profissionalização rural

Com o objetivo de oferecer qualificação para a mão de obra do setor agrícola de Marechal Floriano, a meta da Secretaria Municipal de Agricultura (Semag) é continuar oferecendo capacitação para os profissionais do meio rural. Os cursos foram oferecidos em 2019 e a intenção da pasta é que eles continuem ocorrendo neste ano. E o melhor, tudo gratuito.

De acordo com o secretário de Agricultura de Marechal Floriano, Sérgio Stein, a maior demanda do setor, atualmente, é a qualificação da mão de obra. “São cursos de formação para as pessoas que trabalham no campo, como elétrica industrial, operador de motosserra, operador de máquinas, dentre outros. Tivemos um trabalho intenso no ano passado com muita capacitação e muita gente se preparando para o trabalho rural. Estamos preocupados com a qualificação dos profissionais, pois sabemos que há muito desemprego, mas também falta capacitação do profissional. Hoje, a agricultura precisa de qualificação”, explica o secretário.

PARCERIAS – Ainda segundo Stein, os cursos abrangem diversas áreas da agricultura e são resultado de uma parceria entre a Semag, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e o Sindicato Rural de Domingos Martins e Marechal Floriano, mediante as demandas levantadas nas comunidades.

“Hoje, há falta de operador de máquinas, de roçadeira, derriçadeiras e tratorista. A qualificação do homem do campo é uma preocupação muito grande de nossa região e do nosso município. Por isso, oferecemos os cursos que são gratuitos. Damos toda estrutura e apoio necessários”, acrescenta Stein.

O secretário salienta que as capacitações fazem parte das políticas de estímulo à produção agrícola, que também envolvem o incentivo à doação de mudas e sementes para diversificação no campo, assistência técnica e a captação de recursos junto a órgãos estaduais e federais.

O setor agrícola constitui grande parte da economia de Marechal Floriano, representando cerca de 80% da produção de renda do município, tendo como principais atividades o cultivo do café, a avicultura e a olericultura.

Como participar:

Os interessados em participar dos cursos de capacitação e os que desejam mais informações podem fazer contato com a Secretaria de Agricultura, pelo telefone: (27) 3288-3303 ou ir, pessoalmente, até a sede da pasta, que fica localizada no Centro de Agronegócios, Rodovia ES-146, Santa Maria de Marechal, próximo ao Posto do Café.

(Fonte: Montanhas Capixabas)

Compartilhar