Máscaras caseiras podem ajudar na prevenção contra o novo Coronavírus comunica Secretaria de Saúde de Marechal Floriano

A Secretaria de Saúde de Marechal Floriano incentiva a confecção de máscaras caseiras, devido ao avanço do novo Coronavírus (Covid-19), embora não tenha nenhum caso suspeito ou confirmado no município.

No entanto o uso deve ser consciente, sendo assim, às máscaras podem ser usadas ao sair nas ruas somente em caso de necessidade extrema ou imprevistos.

Além de garantir cerca de 67% de eficácia, é um equipamento simples, que não exige grande complexidade na sua produção e pode ser um grande aliado no combate à propagação do Coronavírus no Brasil, protegendo você e outras pessoas ao seu redor.

Para ser eficiente como uma barreira física, a máscara caseira precisa seguir algumas especificações, que são simples. É preciso que a máscara tenha pelo menos duas camadas de pano, ou seja dupla face. E mais uma informação importante: ela é individual. Não pode ser dividida com ninguém. As máscaras caseiras podem ser feitas em tecido de algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos, desde que desenhadas e higienizadas corretamente. O importante é que a máscara seja feita nas medidas corretas cobrindo totalmente a boca e nariz e que estejam bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais.

As máscaras são reutilizáveis, posto isso, deve seguir alguns parâmetros básicos. É essencial que sejam trocadas a cada duas horas e para a higienização correta após o uso, ao chegar em casa, lave as mãos com água e sabão, secando-as bem, antes de retirar a máscara, em seguida remova a máscara pegando pelo laço ou nó da parte traseira, evitando tocar na parte da frente e logo depois faça a imersão da máscara em recipiente com água potável e água sanitária ou aplique o ferro de passar.

(Texto: Tricia de Andrade e Kamila Friedrich- Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Marechal Floriano/foto: Kamila Friedrich)