Museu da Imigração de Marechal Floriano contabiliza mais de três mil visitantes no primeiro semestre de 2019

Nos seis primeiros meses deste ano, o Museu da Imigração de Marechal Floriano, que é gerido pela prefeitura de Marechal através da Secretaria de Cultura e Turismo (SECTUR), recebeu aproximadamente três mil visitantes. O número é bastante expressivo/crescente, um sinal de reavivamento cultural e turístico do município.  

museu da imigração marechal floriano

Segundo a administradora, Sonia Mara Veloso Werneck, passam pelo Museu aproximadamente 500 visitantes por mês, de todo o Brasil e do exterior, que consta nas assinaturas do livro de registro. 

O Museu da Imigração faz parte da Rota do Turismo, entre Domingo Martins e Marechal Floriano (City- Tour), consolidação do roteiro turístico. A fusão de um roteiro para os municípios está sendo posta em prática pelo guia de Turismo, Hélio. 

“A potencialidade cultural da estação de Marechal e a força paisagística de Domingos Martins, possibilitam a construção da consolidação de um tour de aproximadamente 4 horas, além de resgatar a memória de um Brasil sobre os trilhos. Um museu tão preservado e rico em peças fortalece o turismo na região das Montanhas Capixabas”. Colocou Hélio Alves. 

Para a secretária de Cultura e Turismo, Maria Goretti Pereira Pinto, os números revelam ainda, o reconhecimento do Museu de Marechal por parte dos visitantes, com isso temos contabilizado números muito positivos e expressivos, o que corrobora com o nosso objetivo, que é esse: o de fortalecer, ainda mais o Museu da imigração atraindo pessoas para a visitação. 

A antiga estação ferroviária, passou a se chamar através da Lei Municipal N°. 1.823, de 31 de maio de 2017, de Museu da Imigração, a lei aprovada e sancionada pela Câmara Municipal, entrou em vigor na data de sua publicação. 

São atribuições do Museu da Imigração: realizar projetos de pesquisa sobre a história da imigração no município de Marechal Floriano; criar acervo de fotos; colecionar e expor objetos, documentos e outros itens de valor histórico relacionados à imigração; coletar, ordenar integrar e preservar documentos e peças que possuam valor expressivo na formação histórica do Município de Marechal Floriano; utilizar do patrimônio cultural como recurso educacional, turístico e de inclusão social. 

Atualmente o acervo do museu conta com peças datadas desde o século XIII. A peça mais antiga, um jarro de bronze que faz parte de um conjunto de chá que foi trazido por uma família alemã, faz parte das aproximadas oitenta peças que estão expostas aos visitantes, que contabilizam por semestre cerca de três mil pessoas. Os objetos contam parte da história da imigração alemã e italiana que influenciaram diretamente a cultura do município. 

O museu também possui uma parte sacra, que contém peças do século XIX e XX. O espaço comporta as peças que pertenceram a primeira igreja do município, ficou nomeada de “Sala Cultural Clara Luíza Hulle Pereira”. O espaço que é integrado ao museu, também pode ser utilizado para exposições ocasionais. 

(Texto e fotos: Assessoria de Comunicação da prefeitura de Marechal Floriano) 

Compartilhar