Novembro Azul – Mês de Conscientização ao Câncer de Próstata

Neste mês é comemorada a Campanha Mundial “Novembro Azul”, com o tema “Homem, saúde em vida”, que visa conscientizar os homens sobre os cuidados em saúde, em especial o cancer de próstata.

A doença é a causa de mortes com um percentual de 28,6% da população masculina. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais frequente entre os homens, dados divulgados pelo Instituto demonstram que a cada 38 minutos, um homem morre devido a doença.

Na fase inicial a doença não manifesta sintomas e acontece nas células da próstata. Sendo assim, a campanha enfatiza a necessidade da população masculina em retomar os cuidados com a saúde, com auxílio médico, visto que o diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de cura.

Durante todo o mês a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) vai ofertar ações informativas e de conscientização nas Unidades Básicas de Saúde do município, os cronogramas serão divulgados no decorrer de novembro.

“Não dê bobeira! Faça exames regularmente e se proteja! Novembro Azul é sobre se cuidar agora para não sofrer no futuro.”

-Marianna Moreno

Redação: Tricia de Andrade e Kamila Friedrich- Ascom PMMF | Arte: Elabore

Compartilhar