Informações Gerais

Gentílico: Florianense
Dados geográficos: A sede do município, a 560 metros de altitude, está apenas a 48,6 km de Vitória, a capital do Estado. A BR 262, com suas belas paisagens de montanhas, liga as duas cidades.
Localização: Região Sudeste, estado do Espírito Santo, região Centro Serrana
População: 14.262 habitantes (CENSO IBGE – 2010)
Colonização: alemã e italiana
Data de emancipação política: 31/10/1991 (Lei Estadual nº 4571)
Área Territorial: 285,38 Km²
Distritos: 4 (Araguaia, Santa Maria de Marechal, Sede e Victor Hugo)
Clima: Tropical de altitude – Máxima 28º e Mínima 8º
Altitude: 560m (Sede do município)
Distância da Capital do Estado (Vitória): 48,6 km
Relevo: O relevo do município varia de fortemente ondulado a montanhoso, formado por terras denominadas “frias”.
Hidrografia: A bacia que compõe a hidrografia do município é a Bacia do Rio Jucu.
Vegetação: composta de áreas com remanescentes da Mata Atlântica localizadas, principalmente, no alto dos morros. O restante da vegetação é formada por pastagens, culturas permanentes e temporárias.

Sua divisão político-administrativa é constituída pelos distritos de Araguaia, de Santa Maria de Marechal, da Sede e de Victor Hugo, este último criado pela Lei Municipal nº 848 de 28.08.2008.

O município tem como principais atividades econômicas o cultivo do café, a avicultura e a olericultura, esta última é bastante representativa, com cerca de 300 hectares plantados, produzida por pequenos proprietários e meeiros. Toda produção é comercializadas na Ceasa, em feiras livres, em grandes supermercados da capital e também exportadas para outros Estados. A exploração da olericultura no município concentra-se na cultura do inhame, batata baroa e tomate, com expressiva produtividade.

Situado numa região serrana exuberante, dotada de um dos melhores climas do mundo e de uma notável riqueza cultural originária da imigração germânica e italiana, além de outras etnias, a 37,43 km de Vitória, Marechal Floriano – a “Cidade das Orquídeas” – é um convite ao passado e às tradições dos imigrantes que colonizaram a região. O município conta com um importante acervo cultural, com museus, igrejas e monumentos históricos.

Os aspectos culturais do município são fortemente influenciados pelos costumes e tradições dos alemães e italianos e se manifestam na alimentação, na dança, na música e na arquitetura.

Entre as comidas típicas de origem italiana estão: Capeletti, macarronada, nhoques de batata, polenta. Já as comidas típicas de origem alemã são: Chucrute, eisbein (joelho de porco), kassler (carré suíno), würstchen (salsicha).