Símbolos

Brasão de Armas do município de Marechal Floriano

O Brasão de Armas do município de Marechal Floriano, foi oficializado pela Lei Municipal Nº 127, de 11 de abril de 1995.

CORSA MURAL: No metal prata com oito torres aclaradas, portando na torre do centro um escudete alemão em esmalte blao (azul). Esta coroa simboliza a constância e magnimidade. Lembra a tomada ou defesa, coroada de sucesso. Emblema de domínio feudal, força, constância.O metal prata significa inocência, brancura, virgindade.Os que são portadores deste metal (prata) em suas armas são obrigados a defender as donzelas e amparar os órfãos.

ESCUDO: Italiano, cortado e partido.

Em chefe sobre o campo blao (azul), (esmalte que simboliza a realeza, a majestade, formosura, serenidade), temos a ORQUÍDEA, “Laelia Pumila” símbolo do município, peça esta no metal prata. No centro-chefe, ou abaixo do lado direito (destro) sobre campo de esmalte sinople (verde), temos uma faixa ondulada em prata simbolizando o rio do município. Abaixo desta faixa, no mesmo metal (prata), temos um pintinho saindo da casca do ovo, simbolizando a avicultura. O esmalte sinople (verde) deste campo simboliza a esperança, abundância e liberdade e os que trazem o esmalte em seus escudos são obrigados a socorrer aos lavradores em geral, aos órfãos e pobres oprimidos. Do lado esquerdo (sinistra) do contra- chefe sobre campos goles (vermelho), (esmalte este que simboliza valor, atrevimento, intrepidez), temos uma locomotiva em metal ouro simbolizando a rede ferroviária. Este metal (ouro) significa riqueza, força, fé, pureza e constância.

SUPORTES: Como suportes de escudo temos dois ramos de café simbolizando uma das riquezas do município. Na parte inferior do escudo, ou seja, na ponta, temos um listel em goles (vermelho) com o nome do município “MARECHAL FLORIANO”, e a data da fundação da cidade em ouro metal

A Bandeira do município de Marechal FlorianoA Bandeira do município de Marechal Floriano, foi oficializada pela Lei Municipal Nº 270, de 20 de outubro de 1997.

FAIXAS VERDES: Representam a porção de Mata atlântica remanescente no município de Marechal Floriano e a cultura cafeeira com sua importância no desenvolvimento do município.

FAIXAS VERMELHAS: Representam a entrada dos imigrantes, principalmente alemães e italianos no século passado. Constituindo-se as maiores etnias no município de Marechal Floriano.

FAIXA AZUL: Representa a ferrovia a que foi fator de grande importância na integração dos Distritos de Marechal Floriano (Sede) e Araguaia com outras regiões, além de possibilitar o desenvolvimento desses Distritos no início do século.

CÍRCULO AMARELO: O círculo amarelo sobreposto à faixa azul e às faixas vermelhas representa a aliança que une os grupos étnicos que hoje estão presentes no município de Marechal Floriano.

BRANCO: A porção branca interna do círculo amarelo representa a condição harmoniosa com que se comportam os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, presentes no município de Marechal Floriano.

ESTRELAS: As três estrelas presentes na bandeira, uma no lado superior esquerdo, representando o Distrito Sede, e duas no lado inferior direito, representando os Distritos de Araguaia e Santa Maria de Marechal, que formam o município de Marechal Floriano.

BRASÃO: representa a autonomia do município de Marechal Floriano.

A Orquídea Cattleya Wernelya fica denominada como símbolo do município de Marechal Floriano. Foi oficializada pela Lei Municipal Nº 576, de 17 de dezembro de 2005.

A Árvore Quaresmeira Roxa (Tibouchina Granulosa) fica denominada como símbolo do município de Marechal Floriano. Foi oficializada pela Lei Municipal Nº 828, de 23 de junho de 2008.