Polícia Militar irá apoiar fiscalização do funcionamento do comércio e aglomeração na Região Serrana

A Polícia Militar da Região Serrana do Estado está trabalhando intensamente no apoio à fiscalização do funcionamento do comércio e na conscientização para evitar aglomeração de pessoas. As medidas visam garantir o comprimento das medidas estabelecidas pelos decretos estadual e municipais que estabelecem regras de enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

O chefe do Comando de Polícia Ostensiva Serrano (CPO-Serrano), coronel Marcelo Corrêa Muniz, disse que os militares estão trabalhando ativamente em todos os 18 municípios serranos. “Nós temos realizado esse trabalho diuturnamente por solicitação das prefeituras ou quando algum estabelecimento está, de forma flagrante, deixando de cumprir as normas estabelecidas nos decretos estadual e municipal. Nós também atuamos sem a necessidade de acionamento por parte da fiscalização municipal”, explicou o coronel.

Muniz explica que, atualmente, não há o regime de quarentena, em que a lei federal proíbe a circulação de pessoas, porém há a orientação para sair às ruas diante das necessidades, obedecendo os cuidados de proteção e higienização recomendados, como o uso de máscaras. As aglomerações em locais públicos ou privados devem ser evitadas, podendo haver ação da Polícia Militar se for preciso.

“Tem ocorrido muito na Região Serrana, a chegada de turistas em pontos turísticos, o que preocupa os moradores em face da pandemia. Nessas situações, também, pode haver o acionamento via 190 e da prefeitura. Nós temos procurado orientar e recomendar às pessoas que possam cumprir cabalmente essa orientação de não aglomeração”, acrescentou o comandante do CPO-Serrano.

Em caso de descumprimento das orientações dos decretos, o coronel orienta acionar a prefeitura, por meios dos canais disponibilizados como disque-denúncia e disque-aglomeração e, também, a Polícia Militar. “Pedimos o bom senso que as pessoas liguem para a polícia quando houver um descumprimento flagrante de aglomeração de pessoas, que a ligação do 190 seja feita a partir de um fato como esse”, orienta Muniz.

(Texto: Montanhas Capixabas | Foto: Divulgação)