Prefeito de Marechal Floriano promete ajudar o hospital de Domingos Martins

O prefeito de Marechal Floriano, Cacau Lorenzoni, prometeu ajudar financeiramente o Hospital e Maternidade Dr. Arthur Gerhardt (HMAG), de Domingos Martins, que passa por problemas financeiros e está com uma dívida de quase R$ 7 milhões. Atualmente, cerca de 28,65% das internações no hospital são de moradores de Marechal Floriano.

Na manhã de ontem (15), o interventor do HMAG, Nelcimar Guarino Bastos, esteve no gabinete do prefeito Cacau, onde ele apresentou a realidade financeira do hospital, e informou quais ações estão sendo tomadas para pagar as dívidas e ofertar mais serviços à população. O secretário de Saúde de Marechal Floriano, Fernando de Mello, também participou da reunião.

De acordo com o interventor, assim que ele assumiu a gestão do HMAG, no último mês de novembro, as despesas do hospital estavam 45% acima da arrecadação. “Fizemos um levantamento minucioso e elaboramos um plano de ação. Já estamos reduzindo custos em várias áreas, e precisamos arrecadar mais. Infelizmente, o que recebemos pelos atendimentos feitos pelo SUS, não cobre os custos desses atendimentos, por isso é preciso de apoio financeiro de prefeituras da região”, enfatizou.

Apenas o município de Domingos Martins tem um convênio com o HMAG, e repassa mensalmente um valor adicional para cobrir os custos com os atendimentos. Durante a reunião de ontem, em Marechal Floriano, o prefeito Cacau Lorenzoni se comprometeu a conversar com o governador Renato Casagrande e com a Câmara de Vereadores do município, para buscar apoio financeiro.

“O governo do Estado deixou de contribuir mensalmente com mais de R$ 200 mil ao hospital. Precisamos retomar esse repasse, que irá ajudar muito, Também vou conversar com os vereadores, para que as devoluções de recursos feitas pela Câmara sejam destinadas ao hospital”, ressaltou.

Durante a reunião, outras formas de apoio também foram cogitadas e serão analisadas. De acordo com o secretário Fernando, entre janeiro e novembro de 2018, de acordo com o Sistema de Informação Tabnet, foram realizadas 658 internações de usuários residentes em Marechal Floriano, com Autorização de Internação Hospitalar (AIH), sendo 72 atendimentos eletivos e 586 de urgência, gerando um total de R$ 324.492,47 repassados ao hospital, por meio de recursos oriundos do governo federal.

Ainda segundo o secretário, foram realizados, neste mesmo período, 98 partos cesarianos e 45 partos normais das munícipes de Marechal Floriano. A AIH é o instrumento de registro utilizado por todos os gestores e prestadores de serviços do SUS, que garante o pagamento por valores fixos dos procedimentos médicos hospitalares, inclusive os materiais que devem ser utilizados.

Esse procedimento também é feito com outros municípios da região, entretanto, o interventor do HMAG informou que só dos atendimentos feitos em Marechal Floriano no último ano, houve um custo adicional de cerca de R$ 1,9 milhão. “Vamos conversar com os demais prefeitos da região, para que possamos chegar a uma forma de reduzir essa despesa do hospital. Não temos como fechar as contas dessa forma”, afirmou.

O prefeito Cacau Lorenzoni lembrou, durante a reunião, que o município possui o Centro de Saúde Ary Ribeiro da Silva, com um Pronto Atendimento que fica 24 horas aberto para atendimentos. “Cerca de 80% dos atendimentos são de pacientes de vários municípios, inclusive moradores de Domingos Martins. Vale ressaltar que quando ocorrem chamados de emergência na BR-262, o Centro de Saúde Ary Ribeiro da Silva é referência para os primeiros atendimentos, através do 4º Batalhão Corpo de Bombeiros e do SAMU”, destacou Cacau, que informou que o município tem um custo de mais de R$ 500 mil para manter aberto do Pronto Atendimento.

Texto e Fotos: Montanhas Capixabas