Prefeitura de Marechal Floriano orienta moradores de rua sobre a prevenção do novo Coronavírus (Covid-19)

A prefeitura de Marechal Floriano juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (Semadh), por meio da união dos sistemas do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), está realizando uma ação educativa de orientação às pessoas que vivem nas ruas do município.

Os servidores esclareceram a população suscetível sobre o que é a Covid-19, como se prevenir e locais de higienização pessoal.

Os atendimentos são realizados por plantão, entre as equipes do CRAS ou CREAS, para suprir as demandas emergenciais da população. As visitas e demais acompanhamentos coletivos estão suspensos como foi decretado pelo governador, a partir da SETADES.

A união dos sistemas deve-se, pois, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) são duas unidades públicas que pertencem à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Ambas atuam com foco em pessoas em situações vulneráveis e de risco social.

O CRAS busca prevenir a ocorrência de situações de riscos sociais através do desenvolvimento e monitoramento das famílias com atividades que promovam o fortalecimento dos vínculos familiares e sociais, aumentando o acesso aos direitos da cidadania.
O CREAS oferece apoio e orientação especializados a pessoas que já têm suas situações de risco comprovadas, ou seja, que são vítimas de violência física, psíquica e sexual, negligência, abandono, ameaça, maus tratos e discriminações sociais. O trabalho baseia-se em: acolher vítimas de violência, acompanhar e reduzir a ocorrência de riscos, seu agravamento ou recorrência e desenvolver ações para diminuir o desrespeito aos Direitos Humanos e Sociais.

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (Semadh) irá continuar a ação nos próximos dias, para contemplar a maior quantidade de pessoas em vulnerabilidade social.

(Texto: Tricia de Andrade e Kamila Friedrich- Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Marechal Floriano | Foto: Divulgação | Informações: Assistência Social e Direitos Humanos)