Prefeitura realiza cadastro de profissionais da cultura de Marechal Floriano

A Prefeitura de Marechal Floriano, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), está realizando o cadastramento dos trabalhadores do segmento cultural do município. A equipe estará atendendo os profissionais da cultura a partir da próxima segunda-feira (15), das 12 às 17 horas. O objetivo da central do cadastro é criar e atualizar um banco de dados dos profissionais deste segmento, por meio de cadastro.

O local de atendimento será no Museu do Imigrante, ao lado da Praça José Henrique Pereira. O uso de máscaras no local é obrigatório.

Compreende-se como trabalhador (a) da cultura a pessoa que participa da cadeia dos segmentos artísticos e culturais, incluindo artistas, produtores, técnicos, curadores, oficineiros e professores de escolas de arte.

Serão ofertados dois questionários, um trata-se de compor um banco de dados específico visando um mapeamento dos artistas, produtores e espaços culturais do município e o outro tem o objetivo de realizar um cadastro dos artistas, produtores, espaços culturais e demais áreas/segmentos situados em Marechal Floriano, e que estejam em situação de vulnerabilidade sócio econômica, em razão da pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19), para possível recebimento de auxílio financeiro, oriundos da Lei Aldir Blanc, caso seja aprovada/sancionada.

Documentos: cópias de carteira de identidade, cópia CPF, comprovante de residência no município, comprovação de sua atividade dentro do segmento cultural, que pode ser: cartaz, contrato, reportagem em site, jornal e blog, nota fiscal, comprovante de MEI,  carteira da ordem dos músicos, etc.

Exigências:  atuação social ou profissional nas áreas artística e cultural nos 24 meses anteriores à lei; não ter emprego formal ativo; não ser titular de benefício previdenciário ou assistencial ou beneficiário do seguro-desemprego ou de programa de transferência de renda federal, exceto o Bolsa Família; ter renda familiar mensal per capita de até meio salário-mínimo ou ter renda familiar mensal total de até três salários mínimos, o que for maior; não ter recebido, no ano de 2018, rendimentos tributários acima de R$ 28.559,70; inscrição e respectiva homologação em, pelo menos, um dos cadastros referentes a atividades culturais; não ser beneficiário do auxílio emergencial do governo pago aos trabalhadores informais;

As dúvidas poderão ser  elucidadas pelo tel.: (27) 3288-1419, e no email: secturpmmf@gmail.com – Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur).

(Texto: Tricia de Andrade e Kamila Friedrich- Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Marechal Floriano/ com informações da Assessoria de Convênio Municipal (GT Governança) – Arte: Elabore)