Programa Saúde na Escola promove ações para alunos da rede municipal de Marechal Floriano

As Secretarias de Saúde e de Educação, em parceria com a Secretaria de Assistência Social de Marechal Floriano, promoverão a atenção e o cuidado com a saúde das crianças de nossas escolas por meio do Programa Saúde na Escola (PSE).

O Programa Saúde na Escola (PSE) foi instituído em 2007, fruto do esforço do governo federal em construir políticas intersetoriais para a melhoria da qualidade de vida da população brasileira. O Programa contribui para o fortalecimento de ações na perspectiva do desenvolvimento integral e proporciona à comunidade escolar a participação em programas e projetos que articulem saúde, educação e outras redes, para o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento dos estudantes.

O PSE propõe um conjunto mínimo de ações para práticas de promoção de saúde e de prevenção de agravos à saúde e de doenças. Tais ações são realizadas pelos municípios por meio de ações coletivas e devem ser vistas como ponto de partida para a reconstrução de práticas que promovam e ampliem a atenção à saúde.

Os temas das ações do PSE estão inseridos no projeto político pedagógico das escolas, por isso, ao longo do ano, esses temas são abordados nas disciplinas, entretanto, algumas ações envolvem a avaliação presencial do aluno.

Considerando o atual contexto da pandemia da COVID-19, no qual foi necessário suspender as aulas presenciais, essas ações também ficaram interrompidas. Como forma de proporcionar esse cuidado em saúde à população escolar foram organizadas ações nas escolas ao longo dos meses de agosto a outubro. Os alunos serão divididos em pequenos grupos considerando o espaço físico de cada escola para não gerar aglomerações durante o desenvolvimento das ações.

Na primeira etapa da programação os alunos entre 5 e 10 anos serão convidados a comparecerem na escola com seus pais, em dia e hora marcados, para a realização de algumas ações do Programa, dentre elas:

– Combate à dengue;
– Enfrentamento da COVID-19;
– Promoção da saúde bucal;
– Promoção da saúde ocular;
– Promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade;
– Verificação da situação vacinal;
– Identificação de doenças e agravos em eliminação com ações voltadas para a hanseníase e a profilaxia de verminoses.

O espaço físico da escola também será preparado para manter o distanciamento social que o momento exige. Durante a realização das atividades todos os envolvidos, profissionais, pais e alunos, deverão usar máscaras e observar as medidas de prevenção ao contágio da COVID-19. Também haverá aferição da temperatura de todos e álcool em gel, para a higienização constante das mãos. No dia da ação, os pais e/ou responsáveis pelo aluno devem trazem a caderneta de vacina da criança.

Fiquem atentos as datas e horários da escola e turma de seus filhos e venha participar conosco dessa ação.

(Responsáveis: Trícia de Andrade e Kamila Friedrich- Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Marechal Floriano/informações: Elissa Orlandi -Coordenadora do PSE da Secretaria de Saúde | Arte: Elabore)