Reunião discute implantação do Gabinete de Gestão Integrada em Marechal Floriano

Na manhã desta segunda feira (8), o prefeito de Marechal Floriano Cacau Lorenzoni recebeu em seu gabinete os representantes da Polícia Civil, Militar e Corpo de Bombeiros, além do presidente da Câmara Municipal, o vereador Cabral, para a primeira reunião sobre o Gabinete Municipal de Gestão Integrada (GGIM).

A GGIM, trata-se de uma inserção do município ao Programa Nacional de Segurança Pública (PRONASCI), instituído pela Lei Federal nº 11.530 – 24/10/2012 – que se destina à prevenção, controle e repressão da criminalidade, atuando nas raízes socioculturais, mediante articulação de ações de segurança pública e de execução de políticas sociais.

O Gabinete Municipal de Gestão Integrada (GGIM) é um espaço de interlocução permanente entre as instituições do sistema de justiça criminal e as instâncias promotoras da segurança pública local, sem prejuízo das respectivas autonomias e sem qualquer tipo de subordinação funcional ou política, visando à redução da violência criminal no município e na região.

A primeira reunião foi fundamental para alinhar detalhes, antes da aprovação do regimento. Informaram ao portal noticiacapixaba.com, que um dos tópicos analisados durante a reunião foi um levantamento que será promovido pela Secretaria de Administração para levantar os investimentos feitos pela prefeitura no âmbito da segurança pública.

O Gabinete de Gestão Integrada, dentre outras ações, fomenta a elaboração e/ou atualização do Plano Municipal de Segurança Pública e propõe ações integradas de fiscalização, defesa social e segurança, atuando de forma preventiva.

(Texto: Noticia Capixaba/ fotos: Assessoria de comunicação)