Secretaria de Educação e Esportes elabora plano de retorno às aulas presenciais na Rede Municipal de Ensino em Marechal Floriano

Com a proximidade do início do ano letivo de 2021, a Secretaria Municipal de Educação e Esportes (SEME) elaborou um plano de retorno às aulas presenciais na Rede Municipal de Ensino.

O plano prevê que as turmas sejam divididas em revezamento entre alunos em aulas presenciais e remotas, de forma gradual e em etapas.

A volta está prevista para o dia 04 de fevereiro, sendo ofertado o ensino em formato hibrido. Alunos de creche, pré-escola e de 1° ao 5° ano retornarão remotamente, através das Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs).

Já os alunos de 6° ao 9° ano poderão retornar presencialmente, entretanto a presença será facultativa, sendo assim, os responsáveis que não se sentirem confortáveis com o retorno presencial, não serão obrigados a mandarem seus filhos para a escola. O retorno presencial dos alunos do 1º ao 5º ano está previsto para 01/03 e a Pré-Escola 15/03.

De acordo com a Portaria SEDU/SESA nº 01-R, as crianças menores de cinco anos são consideradas grupo de risco e a recomendação é trabalhar com atividades pedagógicas não presenciais. Caso seja possível o retorno deste grupo, ele será feito no mês de abril.

Durante as atividades, o uso de máscaras de proteção facial é obrigatório, assim como o uso periódico de álcool gel e distanciamento entre os alunos.

Caso o estudante apresente sintomas da doença não deverá comparecer na Instituição de Ensino, até descartar a possibilidade de infecção pela COVID-19.

No fim de 2020, a Secretaria Municipal de Saúde capacitou todos os profissionais de educação sobre as medidas de contenção do Coronavírus (Covid-19) e de acordo com a Secretária Maria Arlete, como mais uma medida de segurança, os profissionais da educação que forem retornando às atividades presenciais com alunos, serão testados.

“Cumprindo os protocolos de segurança e o município estando em risco baixo, moderado, nos sentimos confiantes pelo retorno às aulas presenciais. As escolas e os profissionais estão preparados para receber os estudantes”, afirmou a Secretária de Educação, Édia Klippel Littig.

(Texto: Tricia de Andrade e Kamila Friedrich – Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Marechal Floriano-com informações: SEME/arte&design: Elabore)