Secretaria de Saúde adere à vacinação com doses de reforço contra a covid-19 para idosos de 70 anos ou mais e Imunossuprimidos

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) está realizando a vacinação com doses de reforço contra a covid-19, em Marechal Floriano. A campanha engloba idosos com 70 anos ou mais ou institucionalizados e pessoas Imunossuprimidas.

A dose de reforço é indicada para os idosos que completaram o esquema vacinal há mais de seis meses e para Imunossuprimidos o reforço é após 28 dias da segunda dose. Para receber a vacina, o cidadão deve agendar com o Agente de Saúde do bairro ou entrar em contato pelo 3288-1430.

O reforço é destinado a quem tomou qualquer vacina usada na campanha de vacinação.

O ministério da Saúde definiu os seguintes casos como alto grau de imunossupressão e que devem receber a dose de reforço após 28 dias:

• Imunodeficiência Primária Grave;
  • Quimioterapia para o câncer;
  • Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas Imunossupressoras;
  • Pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 < 200 céls/mm3
  • Uso de corticóides em doses ≥ (maior ou igual a) 20mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥ 14 dias;
  • Uso de drogas modificadoras de resposta imune, conforme abaixo;
  • Pacientes em hemodiálise;
  • Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).

Atenção: Os Imunossuprimidos devem apresentar laudo médico no local de vacinação.

Existem drogas modificadoras de resposta imune, portanto atenção as seguintes:

• Metotrexato
  • Leflunomida
  • Micofenolato de mofetila
  • Azatiprina
  • Ciclofosfamida
  • Ciclosporina
  • Tacrolimus
  • Mercaptopurina
  • Biológicos em geral (Infliximabe, Etanercept, Humira, Adalimumabe, Tocilizumabe, Canakinumabe, Golimumabe, Certolizumabe, Abatacepte, Secukinumabe, Ustekinumabe)
  • Inibidores da JAK (Tofacitinibe, Baracitinibe e Upadacitinibe)

RESOLUÇÃO N° 169/2021