Secretaria de Saúde realiza ação de conscientização sobre a Dengue em Marechal Floriano

Equipes da Atenção Primária em Saúde, através dos Agentes Comunitários de Saúde, e da Vigilância Ambiental, por meio dos Agentes de Combate a Endemias, estão realizando nesta semana diversas ações de conscientização sobre Dengue, com o objetivo de transmitir orientações sobre os sintomas da doença e como evitar criadouros do mosquito.

A ideia é evitar o aumento de criadouros de mosquito e reforçar as recomendações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), uma vez que o Espírito Santo está enfrentando uma elevada incidência de casos de Dengue, entre outras arboviroses.

Através de palestras em escolas, panfletagem e cartazes nas ruas e alguns pontos comerciais as equipes também abordaram sobre os principais sintomas da dengue e o que fazer caso esteja com quadro clínico semelhante.

Confira abaixo as principais orientações transmitidas pelas equipes:

ORIENTAÇÃO AO PACIENTE COM DENGUE

1. Procurar a unidade de saúde mais perto de onde mora;
  2. Ingerir muito líquido (água, suco, soro caseiro, água de coco, chá, leite etc.);
  3. Fazer uso de medicamentos para dor e febre conforme prescrição médica;
  4. Observar sinais de alarme e procurar atendimento médico, se aparecerem:
  • Sangramentos no nariz, boca e/ou outros
  • Pontos ou manchas vermelhas ou roxas na pele
  • Fezes pretas
  • Dor intensa e contínua na barriga
  • Vômitos intensos e frequentes
  • Sensação de desmaio, vista escura ou tontura ao se levantar
  • Pele pálida, fria e seca
  • Muito sono ou agitação
  1. Ficar em repouso;
  2. Vigilância redobrada para os casos que apresentam dengue pela 2ª ou 3ª vez;
  3. As complicações se apresentam geralmente entre o 3º e 5º dia de doença e os familiares devem observar o paciente até 2 dias após o desaparecimento da febre.

Se estiver com os sintomas da dengue, não tome medicamentos que contenham ácido acetil salicílico ou derivados (AAS, Aspirina, etc.)

Pacientes com maior chance de desenvolver as formas mais graves da doença:

• Grávidas
  • Menores de 10 anos
  • Idosos
  • Diabéticos
  • Hipertensos
  • Asmáticos
  • Portadores de artrite reumatoide
  • Em uso de corticoides ou outros imunossupressores

ATUALIZAÇÃO SOBRE CASOS NOTIFICADOS DE DENGUE EM MARECHAL FLORIANO-ES

Até a Semana Epidemiológica 11, ou seja, de Janeiro até o último sábado, 18 de março, já foram notificados 38 casos da doença. E destes, 12 foram confirmados, 19 foram descartados e os demais estão em investigação.

VEJA O QUE FAZER PARA EVITAR FOCOS DO MOSQUITO

Revisão de texto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marechal Floriano