Secretaria Municipal de Educação promove Projeto “O Poder das Cascas” em Marechal Floriano

Alunos do 5º ano da EMEFF – Elisiário Ferreira Filho, realizaram ações de conscientização do uso de cascas de frutos e legumes, em Marechal Floriano.

O Poder das Cascas é uma vertente do Projeto Agrinho, ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Neste ano o programa tem como eixo norteador “Alimentar o mundo com saúde e sustentabilidade”. Dentro desse eixo, o professor escolhe um tema e pode desenvolver um projeto com sua turma.

Na última quinta-feira (11) as crianças receberam a visita da Chef Rita de Freitas para uma aula show. Durante a apresentação, a chef e promotora do prato ensinou os estudantes a receita do Arroz de Marechal, considerado prato típico de Marechal Floriano através da lei 2.350/2021.

A base do caldo do prato típico florianense é realizada com as cascas, sementes e talos dos legumes presentes na receita.

Como as cascas, sementes e talos são alimentos desperdiçados, decidi focar o meu projeto em conscientizar os estudantes, as famílias e a comunidade sobre o desperdício e, focando nas cascas, como elas poderiam ser utilizadas na alimentação e também na adubação das plantas. Os estudantes estão aderindo muito bem ao projeto, além de passarem aos familiares e a comunidade. Está sendo um sucesso entre os pequenos”, disse a professora e autora do Projeto, Ivana Werneck Cesar.

Redação: Trícia de Andrade e Kamila Friedrich-Ascom PMMF | fotos: Ascom, divulgação

Compartilhar