SEMUS continua ações em prol do aleitamento materno em Marechal Floriano

As ações em prol da amamentação seguem firmes em Marechal Floriano. Na tarde de ontem, a Secretaria Municipal de Saúde realizou mais uma dinâmica com pacientes para afirmar a importância do aleitamento materno.

A Unidade de Saúde “Cezar Vello Puppin” recebeu decorações com balões e ornamentações douradas, fazendo menção ao “Agosto Dourado”, mês do incentivo ao aleitamento materno.

Durante a ação, os profissionais de saúde realizaram palestras para destacar a importância da amamentação, bem como a doação do leite materno. Além disso, a equipe organizou um saboroso café, com bolos, pães e doces para a recepção dos pacientes.

Segundo o Ministério da Saúde, a amamentação é extremamente importante, principalmente nos primeiros meses de vida dos recém-nascidos. Confira abaixo alguns benefícios sobre o aleitamento:

– Protege contra leucemia. As crianças amamentadas por 6 meses ou mais, quando comparadas com as que mamam por menos, ou não são amamentadas, têm risco 20% menor de apresentar leucemia;

– Melhor desempenho nos testes de inteligência em crianças e adolescentes amamentados são encontrados, assim como maior escolaridade e renda aos 30 anos;
– Reduz mal oclusões na dentição descídua e tem efeito positivo na qualidade da mastigação em pré-escolares;

– Está associada a uma menor prevalência de sobrepeso, obesidade e diabetes tipo II;

– A mulher que amamenta também tem menor risco de ter câncer de mama, ovário e endométrio, assim como menor risco de diabetes tipo 2 e recorrência da enxaqueca no 1º mês pós-parto, se a amamentação for exclusiva.

Redação: Tricia de Andrade e Kamila Friedrich-Ascom PMMF | fotos: SEMUS

Compartilhar