Serviço de Inspeção Municipal incentiva Agroindústrias de produtos de origem animal em Marechal Floriano

As agroindústrias de Marechal Floriano contam com uma importante ferramenta de apoio da prefeitura. É o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que atua na regularização de estabelecimentos que produzem e comercializam produtos de origem animal, como: mel, ovos, pescado, produtos cárneos e produtos lácteos.

Vinculado à Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAG) o serviço tem como atribuições: inspecionar e fiscalizar os estabelecimentos de produtos de origem animal e seus produtos; fomentar a implantação de boas práticas de fabricação em agroindústrias; possibilitar a venda no comércio, feiras e eventos; promover capacitação dos produtores e educação sanitária da sociedade. A regularização das agroindústrias é um passo importante pois abre o mercado aos pequenos produtores, gerando renda e desenvolvimento para a região.

O serviço já passou por uma auditoria dos técnicos do IDAF, e atualmente encontra-se em fase de adequação e preparação para realização de nova auditoria, a fim de assim concretizar sua adesão ao SUSAF/ES .

O Susaf/ES promove a equivalência entre o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e o Serviço de Inspeção Agroindustrial de Pequeno Porte (Siapp), harmonizando os procedimentos de registro, inspeção e fiscalização das agroindústrias de pequeno porte de origem animal do Estado. Isso significa que a comercialização, inicialmente restrita ao município, poderá se estender a todo o Estado, desde que o município tenha aderido ao sistema.

A equipe técnica é composta pelo secretário de Agricultura Sergio Stein, técnico agropecuário (setor de fiscalização do SIM) Valter Germano Littig, médico veterinário (setror de fiscalização do SIM) Filipe Gaspari Nascimento, chefe do SIM Priscila Kiefer e Setor de documentação e Controle Josiane Regiani.

A Secretaria Municipal de Agricultura apoia a criação de novas agroindústrias no município e está à disposição dos produtores que querem empreender no setor. Os interessados em obter o registro no serviço de inspeção devem procurar a Secretaria municipal de agricultura, localizada no Centro de Agronegócios, Rodovia ES 146 – km 01, Santa Maria de Marechal, ou através do site http://www.marechalfloriano.es.gov.br/agricultura/servico-de-inspecao-municipal-s-i-m-poa/

(Supervisão de texto: Tricia de Andrade e Kamila Friedrich da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marechal Floriano – fotos: SEMAG)