Trabalhadores da Saúde participam de oficina do PMAQ

Cerca de 70 trabalhadores da área da Saúde de Marechal Floriano participaram da oficina do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), na manhã desta sexta-feira (25). O encontro aconteceu no auditório do Centro de Agronegócios, em Santa Maria de Marechal.

Cerca de 70 trabalhadores da área da Saúde de Marechal Floriano participaram da oficina do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção BásicaEstavam presentes enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, auxiliares de saúde bucal, dentistas e médicos da rede municipal.

A oficina foi organizada pela coordenação de Estratégia de Saúde da Família (ESF) da Secretaria Municipal de Saúde. “Marechal Floriano fez a adesão de três equipes nesse programa. No entanto, fizemos a opção de trazer as sete equipes para a oficina, para que todas utilizem o mesmo processo de trabalho”, explicou Simony Endlich, coordenadora municipal de Estratégia de Saúde da Família.

As três equipes que já aderiram ao programa são: Araguaia / Rio Fundo (ESF e Saúde Bucal), Victor Hugo (somente a ESF) e Santa Maria de Marechal (somente a ESF).
O subsecretário de Saúde, Riquelme Krüger Sales, participou da abertura do evento. Ele agradeceu e parabenizou às equipes pelo trabalho desenvolvido no município.

A médica Guadalupe Guerrero, da ESF de Araguaia / Rio Fundo, está trabalhando com o programa desde o início do ano. “É um incentivo para nós, porque podemos oferecer uma melhor qualidade de atendimento ao usuário. E, para a gestão, os resultados estão sendo satisfatórios e muito importantes.”

Cerca de 70 trabalhadores da área da Saúde de Marechal Floriano participaram da oficina do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção BásicaO secretário municipal de Saúde e vice-prefeito, Júnior Lovatti, incentiva ações como esta e acha muito importante a Atenção Primária no município. Isso porque, quando a Atenção Primária está fortalecida, possibilita a prevenção de agravos e doenças. Ele também destacou a importância do trabalho em equipe, para se ter um bom resultado nas ações desenvolvidas.

A oficina foi ministrada pelos enfermeiros Clay Assef de Oliveira e Karoline Carvalho Sigler, da Superintendência Regional de Saúde. “Esse projeto ajuda a organizar o trabalho, fazendo com que o processo tenha um planejamento melhor e possa ser desenvolvido com mais qualidade pelas equipes”, disse a enfermeira Karoline Sigler.

(Texto e fotos: Ana Paula Mill – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marechal Floriano / Fotos: Secretaria Municipal de Saúde)