Quatro alunos de Marechal recebem medalha de ouro da Obmep, no Rio de Janeiro

Quatro alunos de Marechal Floriano receberam medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), em uma cerimônia realizada na tarde de última terça-feira (14). O evento aconteceu no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A premiação é relativa ao ano de 2016.

Ao todo, o Espírito Santo teve 10 medalhistas de ouro, sendo quatro de Marechal Floriano. São eles: Laysa Gilles Guidi e Henrique Brunoro Kröhling, da EEEFM Victorio Bravim (Araguaia); Luiz Felipe Kama Alencar, da EMEF Professor Nicolau Kröhling (Santa Maria de Marechal) e Felipe José Carvalho, da EEEFM Emílio Oscar Hülle (da Sede).

Os ganhadores das medalhas de ouro viajaram com todas as despesas pagas pela organização da Obmep. Eles embarcaram para o Rio de Janeiro, na segunda-feira (13), acompanhados dos coordenadores da Obmep no Espírito Santo, os professores Florêncio Ferreira Guimarães Filho e Luzia Maria Casatti . No aeroporto, receberam os cumprimentos do Secretário de Estado da Educação, Haroldo Corrêa Rocha.

Vale ressaltar que Laysa Gilles Guidi é bicampeã da Obmep. O título rendeu uma reportagem no Gazeta Online, publicada no dia do embarque, com o título “Estudantes do Espírito Santo são bicampeãs em matemática”.

Pais, familiares e professores dos alunos de Marechal Floriano também viajaram para o Rio de Janeiro para acompanhar a cerimônia de premiação e formaram uma grande torcida para os estudantes florianenses.

Durante o evento, os medalhistas de ouro da Obmep 2016 fizeram uma manifestação que emocionou a todos. Após declarações de representantes do Governo Federal, de que haveria corte de verba para a Obmep 2018, os estudantes premiados levantaram cartazes onde se lia “Queremos Obmep 2018”.

A Obmep é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e financiada pelo Ministério da Educação (MEC), pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pelo BNDES, com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A cerimônia contou com a presença do secretário executivo adjunto do MEC, Felipe Sigollo, e do secretário executivo do MCTIC, Elton Santa Fé Zacarias.

Secretária Municipal de Educação e Esportes Édia Klippel Littig, se sente orgulhosa e parabeniza os alunos premiados na Obmep. Ela destaca a qualidade do ensino nas escolas de Marechal Floriano, com professores capacitados e profissionais empenhados em fazer sempre o melhor para os estudantes de Marechal.

Saiba mais

No ano de 2016 foi realizada a 12ª edição da Obmep, destinada a alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. A edição reuniu concorrentes de 99,6% dos estados brasileiros, num total de 17,8 milhões de estudantes.

Foram 501 medalhistas de ouro, 1,5 mil medalhistas de prata e 4,5 mil medalhistas de bronze, além de 42.482 menções honrosas.
Na edição de 2016, estavam inscritas 47.474 escolas. Dessas, 13.930 são escolas rurais, que somaram 1, 6 milhões de alunos. Desse total, 322 conquistaram medalhas. (Fonte: Site da Obmep)

(Texto: Ana Paula Mill – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marechal Floriano, com informações do site da Obmep / Fotos: Divulgação – professores e familiares de Marechal Floriano que participaram da premiação e site da Obmep)

Compartilhar