Marechal Floriano é contemplado com Estação Meteorológica Automática
A entrega foi realizada na manhã desta quarta-feira (14) e a estação já está ativa e captando os dados do município.
A estação meteorológica é um local onde são feitos os registros dos elementos meteorológicos, tais como temperatura, umidade relativa, precipitação, pressão atmosférica e barométrica, radiação solar, direção e velocidades dos ventos, entre outros.
No local, a estação vai funcionar com a captação de dados a cada 15 minutos, por todos os sensores, após isso ela transmite para a Defesa Civil Estadual, através de um modem. Sendo assim, após a apuração, as informações são repassadas para a Defesa Civil Municipal e outros órgãos.
A instalação e implantação foi realizada pelo Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC), através da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) e da Prefeitura de Marechal Floriano.
“Essa estação é muito importante, pois ela vai monitorar todos os dados climáticos do município, de forma clara e em tempo real. Esses dados são essenciais para a Defesa Civil garantir a segurança dos moradores”, afirmou o engenheiro agrícola, José Geraldo Ferreira.
“A importância faz correlação com a gestão de risco, pois assim podemos realizá-la de forma bem elaborada, prevenindo desastres, graças aos dados fornecidos pela estação meteorológica”, disse o coordenador da Defesa Civil, Fábio Stein.
“A instalação de uma estação exclusiva, dentro do município, vai auxiliar muito a Defesa Civil Municipal. Essa é mais uma conquista para Marechal Floriano. Nosso objetivo é sempre proporcionar mais segurança e qualidade de vida aos nossos munícipes”, frisou o prefeito, João Carlos Lorenzoni.
” São 28 estações em todo Estado, com uma possibilidade maior de prevenção, deixando em aberto para a prefeitura fazer outras parcerias, como agricultura por exemplo. Com a Estação o acesso será mais rápido, e de suma importância. Os dados serão coletados a partir de agora em tempo real, ajudando até mesmo em situações mais graves”, reiterou o tenente Julio Max –
Redação: Tricia de Andrade e Kamila Friedrich- Ascom PMMF | fotos: ASCOM