Escola Mauro Christo recebe palestra da Associação Ubuntu

A EMEF Mauro José Christo recebeu a Associação Ubuntu, de Vila Velha, para uma palestra com os alunos. O tema foi a conscientização ambiental por meio de práticas coletivas. Os alunos participaram da palestra e ficaram bem atentos aos assuntos abordados pelo convidado.

Segundo o cofundador da Associação Ubuntu, Murilo Spadeto Zoabole, o projeto funciona por meio de grupos que se formam pelas redes sociais. A convite de amigos, esses grupos vão para as praias e fazem ações de limpeza coletiva. O lixo jogado nas águas e nas areias das praias é recolhido e tem a destinação correta. Depois de um longo dia de trabalho, sempre tem uma atração cultural. Na maioria das vezes, a música ajuda a relaxar e finaliza a jornada da Associação Ubuntu.

O projeto tem como objetivo incentivar a galera a sair do conforto de casa para fazer a diferença no mundo em que a gente vive. A associação também abrange o “microlixo” que é encontrado nas praias. O intuito do projeto é levar educação ambiental a todos.

Murilo Zoabole também explicou, durante a palestra, que Ubuntu significa: “Eu sou porque nós somos”. O projeto convida a parar de pensar em você, e ver o mundo como um todo.
O diretor da EMEF Mauro Christo, Carlos Magno Santana, ressaltou que a escola vem desenvolvendo ações para trabalhar as questões ambientais com os alunos. A palestra faz parte desse processo.

É importante saber:
“O microlixo, portanto, são aqueles ‘lixinhos’ que a maioria das pessoas acha que não vai fazer diferença, como papéis de bala, tampas de garrafas, canudos, palitos de picolé e pirulito, goma de mascar, bitucas de cigarro, embalagens plásticas e de cigarro, anéis de latinha, cacos de vidro, tudo o que se encontra na rua, nos gramados, entopem bueiros gerando enchentes e outros graves problemas.” (Fonte: A Questão do Microlixo no Desenvolvimento de Educação para a Sustentabilidade. Deisi Viviani Becker, Olinda Barcellos e Valéria Dias da Veiga – UFRGS, 2013)

(Texto e fotos: Tricia de Andrade e Ana Paula Mill – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marechal Floriano)

Compartilhar