Abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes é crime!
Ação pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes em Marechal Floriano
Na manhã desta quinta-feira,18 de maio, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEMADH) realizou uma ação para lembrar a data de 18 de maio, que é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças.
A ação aconteceu na Praça José Henrique Pereira, localizada na Sede. Os integrantes do movimento também fizeram uma caminhada pelo comércio local para distribuir panfletos sobre a conscientização e a importância desse ato.
Em todo o Brasil, no mês de maio, acontecem centenas de ações e campanhas voltadas ao tema do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes. Devido à morte da menina Araceli Cabrera Crespo, em 18 de maio de 1973, no Espírito Santo, a data passou a ser um lembrete para que a sociedade fique atenta às questões de violência na infância. Por isso, a partir do ano 2000, 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração sexual de Crianças e Adolescentes.
Araceli tinha oito anos quando desapareceu em Vitória, após sair da escola, na Praia do Canto. O corpo dela foi encontrado no dia 24 de maio de 1973, em uma mata localizada atrás do Hospital Infantil. O assassinato da menina ainda hoje é cercado de mistérios. O crime completa 50 anos neste 18 de maio.
‘A sua atitude pode ajudar crianças e adolescentes em nosso país, se você tiver suspeita ou conhecimento de alguma criança ou adolescente que esteja sofrendo violência deve denunciar’.
Como Denunciar:
Procure o Conselho Tutelar de sua cidade, Delegacia Especializada de Proteção à criança e ao adolescente ou uma Delegacia comum. Para denúncias anônimas por dispositivo móvel disque 100.
Redação: Tricia Andrade e Kamila Friedrich – fotos: José Braga