Pratos de dar água na boca participam do Festival Receitas de Família, em Marechal Floriano

aula-show com o chef Ari CardosoOito deliciosos pratos foram inscritos no “Festival Gastronômico Receitas de Família”, realizado na semana passada, na Pousada Spa Recanto Verde, localizada no KM 50 da BR-262, em Marechal Floriano. Este ano, não houve concurso e premiação. Todas as receitas farão parte de um livro.

Esta foi a segunda edição do festival, que aconteceu em dois dias. Só foram aceitas inscrições de receitas que tivessem relação histórica ou cultural com a região. Na primeira etapa, os participantes fizeram as receitas e assistiram a uma aula-show com o chef Ari Cardoso. Os participantes montaram os pratos e receberam dicas e informações de como melhorar a apresentação das receitas.

No segundo dia, os participantes assistiram a uma palestra sobre Segurança Alimentar, também ministrada pelo chef Ari Cardoso. Foram abordados temas como a higienização dos alimentos e do ambiente, periodicidade de limpeza, manuseio de sobras e restos, entre outros. Os participantes do Festival Receitas de Família receberam um diploma de participação.

Estiveram na cerimônia de abertura o vice-prefeito, Júnior Lovatti, representando o prefeito Cacau Lorenzoni, a secretária de Cultura e Turismo, Maria Goretti Gerardt, vereadores e convidados.

Pratos como Knödel e Strudel de Banana, da culinária alemã, Taiadela (macarrão caseiro com galinha caipira), arroz com filé de tilápia e sobremesa com morangos fizeram parte do cardápio do festival.

“O festival é muito importante para o nosso município. Ficamos felizes com o envolvimento das famílias que participaram. Aproveitamos para pedir que, no próximo ano, mais famílias se inscrevam para compartilhar suas receitas e, principalmente, suas histórias”, destacou a secretária de Cultura e Turismo, Maria Goretti Gerardt.

aula-show com o chef Ari CardosoAlém de Marechal Floriano, participam do 2º Festival Gastronômico Receitas de Família os municípios de Laranja da Terra, Afonso Cláudio, Vargem Alta, Brejetuba, Conceição do Castelo, Castelo e Domingos Martins, incluindo Pedra Azul. Os encontros ainda seguem em outubro e novembro.

O festival é realizado pelo Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, com patrocínio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e parceria do Senac (Venda Nova), Instituto federal do Espírito Santo (Ifes) – Curso Superior de Ciência e Tecnologia de Alimentos – prefeituras (por meio das secretarias municipais de Cultura e Turismo), Gourmet Consult, Nova Comunicação e Camila Luz Fotografia.

(Texto: Ana Paula Mill – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marechal Floriano / Fotos: Ana Paula Mill e Diogo Endlich)