Ação entre a ESF de Soído de Baixo e a Coordenação da Terceira Idade

Mesmo sendo um assunto tão sério, o tema “Saúde” foi tratado com muita descontração e alegria durante uma ação feita pela Equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Soído de Baixo, na semana passada.

A equipe realizou a ação conjunta com a coordenação da Terceira Idade de Marechal. O evento teve muita diversão, mas bastante aprendizado. O local escolhido foi a residência de Almerinda e Alfredo Stumm, onde já são realizadas as festas e reuniões da Terceira Idade, naquela localidade.

Para começar, todos tiveram a pressão arterial aferida. Temas como o uso correto de medicamentos, alimentação saudável e até roncos foram tratados durante a ação. Toda a equipe da ESF estava presente: enfermeira, médico, técnico de enfermagem e auxiliar de odontologia.

Foi realizada uma dinâmica do tipo “Para quem você tira o chapéu”, com imagens de vários itens que fazem bem ou mal à saúde do coração.  Os participantes eram chamados para escolher um chapéu, olhar a figura e compartilhar com os outros se tirava, ou não, aquele chapéu.

Os profissionais da Saúde davam as explicações relacionadas às figuras e abordavam assuntos como frutas e verduras, peixes, carne vermelha, roncos, estresse, atividades físicas, pressão alta, entre outros.

Os integrantes do grupo da Terceira Idade gostaram muito da dinâmica e, com certeza, adquiriram muito conhecimento a respeito dos temas propostos. Esse trabalho faz parte de ações mensais que são desenvolvidas pela Estratégia de Saúde da Família de Marechal Floriano, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde.

(Texto: Ana Paula Mill – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marechal Floriano / Fotos: Divulgação – Estratégia de Saúde da Família)