5ª Oficina de Planificação da Saúde, em Marechal

Com o tema “Assistência Farmacêutica”, foi realizada a 5ª Oficina da Planificação da Saúde, em Marechal Floriano, nesta terça-feira (17) e quarta-feira (18). O encontro aconteceu no auditório do Centro de Agronegócios, em Santa Maria de Marechal.

Na primeira parte dos trabalhos, as equipes de Estratégia de Saúde da Família apresentaram as atividades passadas durante a 4ª oficina. Dessa vez, as turmas das unidades de saúde abusaram da criatividade para falar sobre o acolhimento feitos nas unidades de saúde e a classificação de risco dos pacientes.

Com teatros de bonecos e paródia, além dos relatórios com dados coletados em cada unidade, as equipes mostraram comprometimento com o programa, além de identificar problemas e apontar soluções possíveis.

Como o tema da oficina falava de medicamentos, a coordenação do evento distribuiu como lembrancinha dezenas de embalagens de “Risotril”, que são balinhas em caixinhas que lembram remédios. Foi sucesso garantido, agradando a todos os participantes.

Na 5ª oficina, os servidores da Saúde estudaram o tema “Assistência Farmacêutica” nas redes de Atenção à Saúde e o Ciclo de Assistência Farmacêutica. Eles também trataram da Seleção de Medicamentos, que é o eixo central do ciclo logístico de Assistência farmacêutica, se refletindo na padronização dos medicamentos.

Outro assunto abordado foi a Programação dos Medicamentos, que garante a disponibilidade dos remédios nas unidades de saúde, com base no perfil epidemiológico. Os servidores da Saúde também aprenderam como utilizar, armazenar e distribuir as medicações.

O tutor estadual do processo de Planificação da Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Luciano Borlote, disse que os trabalhos de Marechal Floriano sempre surpreendem. “As apresentações refletem o nível de adesão e do interesse das equipes com relação à Planificação da Saúde. E quem ganha com isso é a população, pois há um grande incentivo a todos os envolvidos neste processo.”

O secretário municipal de Saúde, Fernando de Mello, ressalta que a qualificação dos profissionais da Saúde é importante para a realização de um trabalho cada vez melhor e um atendimento mais eficiente para a população.

 

(Texto: Ana Paula Mill – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marechal Floriano  / Fotos: Ana Paula Mill e Secretaria Municipal de Saúde)

Compartilhar