OS CUIDADOS COM AS CRIANÇAS DEVEM SER REDOBRADOS NESSE VERÃO DE CALOR INTENSO

Nos últimos dias os termômetros tem chegado a casa dos 40° graus em Marechal Floriano. Em entrevista com o pediatra Paulo Afonso Vieira de Rezende Neto, que atende no Centro de Saúde Ary Ribeiro da Silva (Policlínica), foi colocado em destaque os cuidados que devemos ter com as crianças no calor.

São esses os principais cuidados:

Tempo de exposição ao sol: observar os rótulos dos fabricantes dos filtros solares, e manter a pele das crianças sempre seca e limpa para evitar as doenças de pele;

Hidratação: época de ingerir mais líquidos;

Alimentação: ingerir alimentos naturais, evitar alimentos industrializados e evitando assim a gastroenterite  que é muito comum nessa estação do ano. Um alerta aos pais sempre que saírem com as crianças, levarem os alimentos de casa já preparados e acondicionados em recipientes apropriados.

Gastroenterite é uma inflamação do trato gastrointestinal que afeta o estômago e o intestino delgado. Os sintomas mais comuns são diarréia, vômitos e dor abdominal. Outros possíveis sintomas incluem febre, falta de energia e desidratação. Geralmente os sintomas manifestam-se durante menos de duas semanas. www.opas.org.br

Hábitos diários para esse verão

As temperaturas mais quentes exigem hidratação redobrada, por dentro e por fora. Portanto, deve-se aumentar a ingestão de líquidos no verão e abusar da água, do suco de frutas e da água de coco. Todos os dias, aplicar um bom hidratante, que ajuda a manter a quantidade adequada de água na pele.

Alguns alimentos podem ajudar na prevenção aos danos que o sol causa à pele, como cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba, pois contém carotenóides, substância que se deposita na pele e tem importante ação antioxidante. Ela é encontrada em frutas e em legumes de cor alaranjada ou vermelha.

No verão estamos mais dispostos a comer de forma mais saudável, ingerindo carnes grelhadas, alimentos crus e cozidos; frutas e legumes com alto teor de água e fibras e baixo de carboidratos. Apostar nesses alimentos ajuda na hidratação do corpo, previne doenças e adia os sinais do envelhecimento.

No banho, recomenda-se usar sabonetes compatíveis com o tipo de pele, porém, sem excesso. A temperatura da água deve ser fria ou morna, para evitar o ressecamento. www.sbd.org.br

 

(Texto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marechal Floriano | Fotos: br.freepik.com)

Compartilhar