Ações na rede municipal de saúde comemorando o dia da mulher continuam acontecendo

O “Dia Internacional da Mulher” comemorado em 08 de março é uma das formas de lembrar, entre outras coisas, a atenção e cuidado com a saúde e bem estar das mulheres. A data comemorativa que geralmente se prolonga por todo mês de março, foi prorrogada até o dia 28 de maio no município. Para atender com um cuidado extra as mulheres, a Secretaria Municipal de Saúde de Marechal Floriano promove ações voltadas ao público feminino nas Unidades Básicas de Saúde.

As ações são realizadas em clima descontraído e festivo, as unidades preparam um ambiente decorado, com lanches, sorteio de brindes e dinâmicas, que arrancam gargalhadas da mulherada e ainda assim abordam temas sérios e importantes. Foi assim na Unidade Básica de Saúde (UBS) em Santa Maria, que realizou palestras sobre a violência contra mulher, apresentando os tipos de violência existentes e os meios de procurar ajuda, além de reforçarem a importância da atividade física.

Já na unidade de Victor Hugo, foram realizadas palestras sobre menopausa, climatério e saúde bucal no climatério, para as moradoras da localidade.

No próximo dia 26 de abril às 7 horas, a unidade de saúde de Santa Rita realizará uma caminhada, seguida de uma palestra sobre a saúde da mulher e uma aula de alongamento e atividades físicas.

É notável o carinho e empenho dedicado pelas equipes das unidades de saúdes a esse período de homenagens e cuidados complementares com as mulheres. “A importância da extensão do mês dedicado as mulheres é poder investir um tempo ainda maior para cuidar da saúde integral da mulher, objetivando melhorar a qualidade de vida e oportunizando trabalhar diversos temas relacionados. Afinal o dia da mulher não é só 08 de março.” Ressaltou Maria Angélica Rossini, coordenadora de Atenção Primária da Saúde.

“As ações são de supra importância pois estimulam discussões que promovem a saúde e a prevenção de doenças.” Enfatizou o secretário de saúde Hercules Fernando de Mello.

(Texto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marechal Floriano/ fotos: Assessoria de comunicação e Secretaria Municipal de Saúde de Marechal Floriano)