Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o ‘Câncer de Mama’

Na última quinta-feira (1), iniciou o Outubro Rosa, mês de conscientização da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Para enfatizar a data, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), vai realizar o Dia “D” no sábado, 24 de outubro, de 08h as 12h, no Centro de Saúde Ary Ribeiro da Silva, com uma Ação educativa, “Prevenção do Câncer de mama e cervico uterino – Estilo de vida saudável e alimentação na prevenção do Câncer”, além do Exame Clínico das mamas e a Coleta de Preventivo.

Devido à pandemia, protocolos de higiene e proteção serão adotados no atendimento, como o uso obrigatório de máscara, distanciamento e higiene das mãos com álcool a 70%. Os atendimentos serão com horário marcado em pequenos grupos, evitando aglomeração.

Caso o paciente apresente sintomas de gripe, o exame vai ser remarcado. Todas as medidas de Biossegurança em proteção das mulheres estão sendo tomadas.

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, no Brasil e no mundo, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos de câncer a cada ano. Esse percentual é de 29% entre as brasileiras.

Durante a ação, se possível compareça sem acompanhantes, na chegada higienize as mãos com o álcool em gel, usando máscara facial.

“Olhe, sinta e toque suas mamas no dia a dia. Não deixe para depois, o que pode ser prevenido hoje” Autora: Juliane Rodrigues.

(Texto: Tricia de Andrade e Kamila Friedrich- Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Marechal Floriano-com informações: Ministério da Saúde /arte: Elabore)