Marechal Floriano se dá bem no Ideb e tem destaque na imprensa
A Educação sempre foi uma das prioridades para Marechal Floriano. Após a divulgação do resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), na última segunda-feira (3) – em que o município aparece em primeiro lugar, dividindo a liderança do ranking com Domingos Martins – Marechal Floriano ganhou destaque na imprensa.
Os melhores municípios no ensino estadual (Ensino Médio) foram Marechal Floriano e Domingos Martins, com nota 5,2. A EEEFM Victorio Bravim, localizada em Araguaya, obteve nota 5,7, ficando na segunda colocação no Estado.
Na Rede Municipal – Ensino Fundamental – Anos iniciais (1º ao 5º ano), Marechal Floriano aparece em 4º lugar no ranking, com nota 6,7. E nos anos finais (6º ao 9º ano), o município ficou com a 5ª colocação.
Essas informações foram divulgadas no site ideb.inep.gov.br, vinculado ao Ministério da Educação (MEC), e publicadas na edição desta terça-feira (04), no jornal A Gazeta e também no portal G1 – ES.
Quando se fala em média do 5º ano, Marechal Floriano superou a meta projetada nos últimos 10 anos, obtendo um grande salto de 4,8 em 2007 para 6,7 em 2017, bem acima da meta, que é de 6,1.
Merecem destaque no município, de 1º ao 5º ano, a EMEF Elisiário Ferreira Filho (sede) e EMEF Jácomo Borgo (Araguaya). Já do 6º ao 9º ano, a EMEF Professor Nicolau Kröhling (Santa Maria de Marechal) teve bom desempenho.
Na manhã desta quinta-feira, os alunos da EMEF Jácomo Borgo receberam a notícia do bom desempenho da escola no Ideb. A equipe pedagógica apresentou um cartaz explicativo, onde constavam desenhos, as notas e o crescimento que a escola teve para chegar ao resultado final. O cartaz foi confeccionado pelos alunos do 5º ano.
A secretária municipal de Educação e Esportes, Edia Klippel Littig, ressalta que os profissionais da Rede Educacional de Marechal Floriano são comprometidos e, geralmente, pertencem à comunidade onde as escolas estão inseridas. Isso é muito importante, pois o profissional conhece o aluno e suas respectivas famílias.
Além disso, desde 2017, o município vem realizando um trabalho diferenciado com a aplicação da Prova de Avaliação Diagnóstica do Ensino Fundamental (Padef). O teste abrange alunos do 1º ao 9º ano, nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática. A Padef é aplicada no primeiro e no segundo semestre. Após a tabulação dos resultados, é feita uma devolutiva às escolas, com informações sobre o rendimento dos alunos. A Padef – avaliação municipal de toda a rede – contribui para o aumento dos índices das avaliações externas, dentre elas está o Ideb.
Vale ressaltar, também, que o Ensino Médio do Espírito Santo foi o melhor do Brasil no Ideb, referente ao ano de 2017. No resultado geral do Ideb – Ensino Fundamental anos iniciais (1º ao 5º ano), o Espírito Santo tem ultrapassado a meta desde 2007. Em 2017, a pontuação obtida pelo Estado foi 6,0, e a meta projetada era 5,8.
(Texto e fotos: Ana Paula Mill – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marechal Floriano)