Alunos da Rede Municipal de Ensino participam da 2ª fase da Ofmat

Cerca de 220 alunos da Rede Pública Municipal de Marechal Floriano realizaram as provas da 2ª fase da Olimpíada Florianense de Matemática (Ofmat). Os testes foram aplicados no último sábado (23), nas escolas Professor Nicolau Kröhling, em Santa Maria de Marechal, e Elisiário Ferreira Filho, na sede.

Segundo o coordenador da Ofmat, professor Luiz Carlos da Silva, a presença de alunos na 2ª fase ficou acima de 95%. Marechal Floriano é o pioneiro do Estado em olimpíada municipal.

As provas da 1ª etapa da Ofmat aconteceram no dia 29 de junho, para todos os alunos de escolas municipais, do 3º ao 9º ano. Para a 2ª fase, foram classificados 20% dos alunos, em cada nível.

O Nível 1 é para alunos do 3º ano. O Nível 2 contempla estudantes do 4º e 5º anos. O Nível 3 agrupa alunos do 6º  e 7º anos. Já o Nível 4 é formado por adolescentes do 8º e 9º anos. A prova é dissertativa, contendo seis questões que devem ser respondidas e justificadas. O resultado final está previsto para o início de novembro, e a cerimônia de premiação acontece no mês de dezembro.

“Marechal Floriano tem um grupo de alunos muito bons, que vêm se destacando na Olimpíada Brasileira das Escolas Públicas (Obmep). O número de medalhistas tem crescido a cada ano. Em 2016, tivemos um dos melhores resultados em 12 edições da Obmep. Há expectativa de melhorar ainda mais os resultados alcançados pelo município, em função da parceria da Secretaria Municipal de Educação com a Obmep”, ressaltou o professor Luiz Carlos.

Marechal Floriano oferece curso de treinamento para olimpíadas de Matemática em todas as escolas municipais, do 6º ao 9º ano. A Ofmat tem a importância de preparar alunos a partir de 8 anos para realizar essas provas. “Além disso, proporciona a descoberta de novos talentos em idade interessante para começar a trabalhar as olimpíadas de Matemática”, frisou o coordenador da Ofmat.

Para Vera Gerosa, mãe de Íris Gerosa, medalhista de ouro nas duas primeiras edições, a Ofmat tem uma importância muito grande. “O acompanhamento da família é fundamental. Precisamos apoiar os filhos nesses momentos tão importantes. A criança se espelha nos pais e seguem o seu exemplo. Se os pais se importam com as ações desenvolvidas pela escola, o filho também vai dar a importância necessária a esse trabalho. A Ofmat é ótima para incentivar o estudo. Se não tivesse a olimpíada, creio que a minha filha não teria tanto estímulo para estudar a Matemática.”

(Texto e fotos: Ana Paula Mill – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marechal Floriano)