Aproximadamente 4 mil doses da vacina contra a influenza serão disponibilizadas em Marechal Floriano

A gripe influenza é uma infecção aguda do sistema respiratório ocasionada pelo vírus influenza, com alto potencial de transmissão e responsável por elevadas taxas de hospitalização. O Ministério da Saúde promove anualmente a Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus, ocorrendo apenas em um único período do ano. A rede municipal de saúde de Marechal Floriano vai oferecer aproximadamente 4 mil doses da vacina, que serão aplicadas do dia 10 de abril a 31 de maio nas Unidades Básicas de Saúde e o dia D acontece em 4 de maio..

A vacina contra gripe é a intervenção mais pertinente para prevenir casos graves e mortes pela doença, além de ser segura e ser contra indicada apenas para crianças menores de seis meses e pessoas com alergia severa a ovo. Irão receber a vacina as pessoas que se encontram nos grupos de risco: Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (até 5 anos, 11 meses e 29 dias), idosos acima de 60 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias pós parto), portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, trabalhadores da saúde e professores.

“Com os grupos prioritários vacinados as pessoas do convívio também acabam ficando protegidas, uma vez que seus contatos estão protegidos e não vão adoecer de gripe.” Ressaltou o secretário de saúde de Marechal Floriano Hércules Fernando de Mello.

Ainda assim, alguns cuidados podem fazer a diferença para se manter longe da gripe influenza, como higienizar frequentemente as mãos (principalmente antes de consumir algum alimento), cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir, evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, higienizar as mãos após tossir ou espirrar, não compartilhar objetos de uso pessoal (como talheres, pratos, copos ou garrafas), manter os ambientes bem ventilados, evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de influenza e adotar hábitos saudáveis (como alimentação balanceada e ingestão de líquidos).

O secretário de saúde ainda enfatiza a importância de se vacinar com antecedência: “É importante se vacinar o quanto antes, assim a proteção que demora cerca de 14 dias após aplicação da vacina para fazer efeito, já estará em ação antes da chegada do inverno, período de maior circulação da gripe.”

(Texto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marechal Floriano com informações da Secretaria de Saúde de Marechal Floriano e do Ministério da Saúde http://portalms.saude.gov.br |  Imagem:ilustrativa)