Artesãos de Marechal Floriano fazem registro

Vinte e seis artesãos de Marechal Floriano foram atendidos pela equipe de técnicos da Secretaria de Estado de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), na última quarta-feira (25).  Eles levaram documentação e fizeram o teste de habilidade para tirar a carteirinha ou para renovar o registro de artesão.

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo coordenou e deu apoio aos atendimentos, que foram realizados na Estação (Museu do Imigrante), na sede. Fizeram parte da equipe de avaliação as técnicas da Gerência de Artesanato da Setades, Jacyra Ventorim e Rita Miranda.

Segundo a Setades, o artesão pode ser cadastrado em cerca de 100 tipologias de técnicas de artesanato, com os mais diversos tipos de materiais, como madeira, fibras naturais, sementes, recicláveis, fios e tecidos, e muitos outros.

A artesã Rita Eliziete dos Santos fez o cadastro para o Bauernmalarei – a Pintura Campestre Alemã – e o Crochê. “Eu quero fazer bem o meu trabalho. É importante fazer o cadastro para ficar regularizada. Já enviei peças para São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. Espero evoluir, crescer e levar o nome de Marechal Floriano e do Centro de Referência e Assistência Social (Cras) sempre para frente, por onde eu passar”, disse Eliziete, que foi aluna do curso de Bauernmalerei oferecido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, no ano passado.

Com belíssimos e delicados trabalhos em Ponto Cruz, Vagonite e Richelieu, Rosimeire Schineider Rigoni também fez o registro para tirar a carteirinha de artesã. “Já estava interessada em fazer o cadastro, pois considero muito importante ter a profissão regularizada. A minha produção é mais por encomendas, mas nunca falta trabalho”, contou.

Os técnicos da Gerência de Artesanato da Setades estão sempre à disposição dos artesãos. A equipe se desloca até os municípios para realizar o atendimento desde que tenha um grupo de, no mínimo, 20 artesãos. Para isso, basta entrar em contato com a Setades (27 – 3636-6877) ou pelo e-mail artesanato@setades.es.gov.br. Para mais informações, acesse o site da Setades, no link “Artesanato”.

A Coordenação Estadual de Artesanato integra o Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), que é ligado à Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa, do Governo Federal.

(Texto e fotos: Ana Paula Mill – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marechal Floriano)