Assinatura do livro oficial do tombamento do Museu da imigração

Na manhã desta sexta-feira (05) sobreveio no gabinete do prefeito, a assinatura do livro oficial do tombamento do Museu da imigração como Patrimônio Histórico Cultural.

Durante a solenidade o Prefeito João Carlos Lorenzoni, a secretária de Cultura e Turismo Maria Goretti Pereira Pinto Gerardt, a presidente do Conselho de Cultura de Marechal Floriano Andrezza Costa Mill Borgo; e a diretora do Museu da Imigração, Sonia Mara Veloso Werneck assinaram o livro oficial do tombo, reafirmando o compromisso com a preservação do Museu.

A Estação Ferroviária foi inaugurada em 13 de maio de 1900, e por seu valor histórico, arquitetônico, urbanístico e cultural, foi tombado pelo Decreto N° 10.611de 19 de outubro de 2020. O prédio encontra-se, portanto, registrado no livro do tombo, conforme inscrição n° 01 e sujeito a proteção especial, de acordo com a Lei Municipal n° 2.137.

O Prédio Cultural possui pedras que foram fixadas com óleo de baleia, estrutura arquitetônica com paredes de granito, chão revestido com estilo rústico, telhas francesas, caibros em madeira européia, bem como portas e janelas imperiais.

Desde sua inauguração, o prédio da Estação Ferroviária foi referência para os munícipes e visitantes, também considerado uma identidade cultural para turistas e moradores. Além de ser palco de diversas emoções no decorrer dos 120 anos de trajetória.

“O ato de assinar o livro de tombamento é extremamente importante, pois se trata de um bem histórico e cultural, o feito de tombar preserva as características da antiguidade e as conserva para o futuro”, frisou o prefeito João Carlos Lorenzoni.

(Texto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Marechal Floriano-informações: Sectur | foto/arte: Elabore)